Boletim traz informações sobre a Covid-19. (Foto: divulgação)

A Gerência de Epidemiologia da Prefeitura de Governador Valadares divulgou, nesta semana, o primeiro boletim epidemiológico que trata da doença pelo novo coronavírus (Covid-19). O documento esta disponível no portal da Prefeitura, e traz informações sobre a origem da doença, as formas de transmissão e prevenção, alem da situação epidemiológica da cidade. A docente do campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora, Waneska Alves, faz parte do comitê formado para a elaboração do documento.

“O comitê esta apoiando a elaboração de um plano de contingência da epidemia, com ações específicas para os serviços de saúde e para a população”, destacou Waneska. Ainda segundo a vice-diretora do Instituto de Ciências da Vida, são realizadas ações de prevenção e controle, mas também de assistência aos casos suspeitos e confirmados, como por exemplo a indicação de isolamento domiciliar.

Segundo o documento, o objetivo principal do isolamento domiciliar é o de minimizar o avanço da transmissão local. Os casos suspeitos e que estão sendo investigados ou aguardando resultado laboratorial necessitam de isolamento. O município de Governador Valadares ainda não possui casos confirmados de Covid-19.

No momento, as atividades do comitê se concentram em capacitar os profissionais de saúde e finalizar o plano de contingência. “O momento é serio, de somar forças ao município e trabalhar juntos na contenção da transmissão do vírus em nossa cidade”, reforçou Waneska, que é epidemiologista com experiência em emergências epidemiológicas no Ministério da Saúde.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde, em horário comercial, pelo telefone (33) 3271-0196, ou ainda no plantão 24h, pelo telefone (33) 99910-6036.