Mais de três mil alunos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) retornaram às aulas nesta segunda-feira, 2. Dentre os quais, cerca de 250 calouros que ingressaram na instituição neste primeiro semestre por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) ou do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).
O céu nublado e a chuva intensa que atingiu Governador Valadares durante a manhã contrastavam com a ansiedade e empolgação dos novos estudantes que realizaram o sonho de ingressar em uma universidade federal. Caso da caloura valadarense de Odontologia, Maria Clara Chaves Miranda, de 18 anos. “As pessoas não devem ter vergonha de sorrir e muitas pessoas no Brasil não possuem acesso a uma saúde bucal de qualidade. Tenho certeza que os cursos de Odontologia de todas as federais buscam popularizar o acesso da população a estes tratamentos e é por isso que estou aqui”. Com um sorriso no rosto, Maria Clara ainda comemorava o fato de estudar perto de casa. “É uma oportunidade ótima pois reduz os gastos, uma vez que eu moro perto da Universidade e não vou precisar pagar transporte; e vou poder almoçar por apenas R$ 1,40. Batalhei muito por essa oportunidade de estudar na federal e aqui estou”.
Além da redução de custos, os calouros valadarenses comemoram o fato de continuar morando perto das pessoas que amam. “A vantagem é que continuo em um local que me proporciona conforto e também porque vou ficar pertinho da minha família”, destacou a nova estudante do curso de Fisioterapia, Natália Nazaré Klippel, de 17 anos.
O calouro do curso de Administração Donélio Costa Vila Real Neto, de 21 anos, já teve a experiência de morar em Joinville, quando começou a fazer Engenharia Automotiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas não se adaptou ao curso e resolveu retornar a Governador Valadares para estudar na UFJF-GV. “Não me adaptei ao curso, achei muito maçante. Estou mais otimista com a Administração até porque é algo em que muita gente da minha família está envolvida”.
Há ainda estudantes que vieram de outras cidades, mas que já se adaptaram a Governador Valadares. Caso da caloura de Odontologia, Laís Carvalho, de 18 anos. “Escolhi Odontologia durante o terceiro ano do ensino médio e estou com boas expectativas. Já estou morando com outras duas meninas que conheci aqui na cidade e por enquanto está dando tudo certo. Só minha mãe que chora o dia todo lá em Timóteo”.
Recepção aos calouros
Para orientar os novos alunos, a UFJF promove a Recepção aos Calouros na quinta-feira, 5, às 8h, no auditório da Unipac.
Será a oportunidade de apresentar a Universidade aos calouros, abordar temas importantes na graduação, como calendário acadêmico, Siga e restaurante universitário, e, claro, a ocasião para os novos estudantes se conhecerem!