A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prevê iniciar na próxima segunda-feira, 17, a obra de recapeamento da pavimentação asfáltica do anel viário do campus sede. A intervenção tem valor estimado em R$ 2.600.270,68 e será realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora. O contrato foi firmado em 14 de janeiro de 2020.
A previsão é de que a obra dure de 45 a 90 dias, dependendo do clima, do nível de umidade e da quantidade de chuvas no período. O trecho total a ser recuperado tem cerca de 3 quilômetros, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada para o campus. A obra será realizada, exclusivamente, com os recursos próprios da UFJF. O contrato com a Empav deu-se por se tratar de um empresa pública e pela medição ser cobrada por meio de preço unitário, o que significa que o valor investido, no final da obra, pode ser menor do que o estimado.
A obra será realizada em horário comercial, entre 8h e 18h, inclusive nos dias de Carnaval, quando haverá a manutenção nas entradas dos pórticos norte e sul. “Em reunião entre representantes da UFJF, do setor de Vigilância, da Empav e da Secretaria de Transporte e Trânsito foi realizada uma logística para que não ocorra nenhuma intercorrência. A obra começa próxima ao pórtico sul, na região acima do posto avançado do Corpo de Bombeiros no campus, e vem até a Pró-reitoria e Infraestrutura. No Carnaval vamos fazer os dois pórticos de entrada e, depois, terminar o anel viário, se não houver chuvas. Inclusive, não é aconselhável transitar pelo campus durante as festividades carnavalescas”, explica a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques.
Segundo Janezete, durante o período de recuperação e de recapeamento do anel viário, o trânsito permanece seguindo a linha da mão única, porém em meia pista para não prejudicar o andamento das obras. “Os vigilantes estarão encarregados de cuidar de todo esse movimento. Além disso, todas as mudanças serão avisadas para que a comunidade fique informada. Caso chova, infelizmente, a manutenção não será terminada no tempo previsto e avançará até o começo do período letivo.”
Conservação do patrimônio
A obra a ser realizada trata-se de recuperação e de recapeamento asfáltico. A proposta é colocar, em cima da pavimentação já existente, uma capa de espessura, que varia entre 5 e 6 cm, cujo objetivo é recuperar o asfalto trincado e proteger a base bem construída há mais de 50 anos, onde já existe estabilidade, drenagem rápida no período de chuvas e sem ondulações significativas. Janezete explica quais tecnologias serão utilizadas na obra e qual o custo benefício. “Temos alguns trechos com deflexões, onde iremos usar a geogrelha para recuperação. Nesses espaços, será feito uma camada de regularização para depois entrarmos com a camada de recapeamento. Essa técnica é economicamente mais viável do que fazer a retirada de todo o asfalto e refazê-lo. Além disso, vamos fazer um rebaixamento próximo às canaletas de água pluvial, para não prejudicar as calçadas.”
A pró-reitora explica que a UFJF não realiza uma obra deste porte no anel viário desde a década de 1990 e aponta que, apesar do forte período de chuvas, o recapeamento é o melhor método a ser realizado, considerando a rapidez do processo, o tráfego intenso do anel viário e a qualidade a ser oferecida para a manutenção do espaço universitário. “É importante destacar que o projeto dessa obra foi feito por meio da dissertação ‘Projeto de reforço para o pavimento flexível do Anel Viário da UFJF baseado no novo método de dimensionamento mecanístico-empírico nacional’ do ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Thiago Fávero de Oliveira Machado e orientado pelo professor Geraldo Luciano de Oliveira Marques. O estudo aponta que a utilização de geogrelhas é uma forma eficaz para conter as trincas e evitar que elas cheguem até a pavimentação. Faremos a pesquisa no trecho entre o quebra-molas próximo à descida da Faculdade de Engenharia até o traffic calming perto da Faculdade de Educação Física. Essa é uma proposta a ser usada na Universidade e que pode ser apresentada ao município posteriormente.”
O recapeamento ocorrerá na área asfaltada do anel viário, sendo que as vagas para estacionamento localizadas ao redor do anel podem ser interditadas no período da manutenção. A ciclovia também está inclusa na obra. Os tachões refletivos que delimitam a faixa, também conhecidos como olhos de gato, serão substituídos por novos. Já os traffic calmings permanecem no mesmo lugar. “O único que pretendemos mover é o traffic calming localizado após a reitoria, para colocá-lo antes, pois é um local onde há movimentação intensa de pessoas. Em todo o processo, a equipe de Vigilância da UFJF estará presente, fazendo o remanejamento e a segurança das pessoas e de veículos. Estaremos atentos a todo momento”, reitera a pró-reitora.
Obras a favor da comunidade
Para melhor acesso da comunidade, a Universidade tem realizado uma série de obras de recuperação e manutenção em torno do campus. De acordo com Janezete, o projeto é mais amplo e pretende recapear futuramente as subidas para as unidades acadêmicas, sendo que o anel viário foi prioritário por apresentar trincamentos. “Precisamos preservar a base da pavimentação asfáltica, pois a deterioração pode ser um gasto significativo no futuro. A ideia é cuidar do que temos, por causa do trânsito intenso. Estamos fazendo esse investimento, por reconhecermos ser um espaço importante para a UFJF e para a comunidade que usufrui dele.”
Janezete explica ainda o motivo do investimento no recapeamento. “As calçadas não foram refeitas, mas estão todas recuperadas. Nossa equipe de manutenção tem feito a reparação das trincas, dos desníveis e das placas soltas. Elas se encontram em um bom estado e acessíveis. Em parceria com o Núcleo de Apoio à Inclusão, estamos construindo próximo a Faculdade de Letras uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida, entre outras ações de intervenções como rampas, elevadores, adaptações de entradas e corrimãos”, finaliza.
Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra)