O Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQI+ da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta quinta-feira, dia 5, roda de conversa e lançamento do livro “Candomblé, quem é homem e quem não é”, de Kaio Souza Lemos. A atividade, gratuita e aberta ao público em geral acontece às 18h30, na Casa Helenira Preta (anexa à Casa de Cultura da UFJF). Em seguida, às 19h30, haverá sessão de autógrafos.
O livro apresenta tensões que se estabelecem entre costumes e tradições de matriz africana e as questões de gênero, que surgem através da presença de homens trans (que não se identificam com o gênero designado ao nascimento) no meio dessa cosmovisão religiosa. Através de sua experiência, o autor mostra que existe a possibilidade de romper com essa percepção, produzindo uma fissura no tecido das normas, tendo seu gênero masculino reconhecido e podendo executar tarefas ou desempenhar papéis que antes eram realizados apenas por homens cisgêneros (que se reconhecem com o gênero designado ao nascimento).
Sobre o autor
Kaio Lemos é presidente da Associação Transmasculina do Ceará (Atransce) e diretor do Abrigo Thadeu Nascimento, que acolhe pessoas trans em situação de vulnerabilidade, no município de Fortaleza (CE). Possui graduação em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, cursa o mestrado em Antropologia na UFC/UNILAB, com pesquisa sobre saúde da população LGBT.
A Casa Helenira Preta fica na Avenida Rio Branco, 3372, Alto dos Passos.
Saiba mais: Serviço Social cria polo para acolhimento de demandas LGBTI+
Outras informações: (32) 2102.3562 – Faculdade de Serviço Social ou gedis.ufjf@gmail.com