Roda de conversa precede sessão de autógrafos

O Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQI+ da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta quinta-feira, dia 5, roda de conversa e lançamento do livro “Candomblé, quem é homem e quem não é”, de Kaio Souza Lemos.  A atividade, gratuita e aberta ao público em geral acontece às 18h30, na Casa Helenira Preta (anexa à Casa de Cultura da UFJF). Em seguida, às 19h30, haverá sessão de autógrafos.

O livro apresenta tensões que se estabelecem entre costumes e tradições de matriz africana e as questões de gênero, que surgem através da presença de homens trans (que não se identificam com o gênero designado ao nascimento) no meio dessa cosmovisão religiosa. Através de sua experiência, o autor mostra que existe a possibilidade de romper com essa percepção, produzindo uma fissura no tecido das normas, tendo seu gênero masculino reconhecido e podendo executar tarefas ou desempenhar papéis que antes eram realizados apenas por homens cisgêneros (que se reconhecem com o gênero designado ao nascimento).

Sobre o autor

Kaio Lemos é presidente da Associação Transmasculina do Ceará (Atransce)diretor do Abrigo Thadeu Nascimento, que acolhe pessoas trans em situação de vulnerabilidade, no município de Fortaleza (CE).  Possui graduação em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, cursa o mestrado em Antropologia na UFC/UNILAB, com pesquisa sobre saúde da população LGBT.

A Casa Helenira Preta fica na Avenida Rio Branco, 3372, Alto dos Passos.

Saiba mais: Serviço Social cria polo para acolhimento de demandas LGBTI+

Outras informações:  (32) 2102.3562 – Faculdade de Serviço Social ou gedis.ufjf@gmail.com