Professores, farmacêuticos da UFJF e estudantes dos cursos de Farmácia farão o atendimento individual e gratuito à população (Foto: V1ctor Casale/Visualhunt.com/CCBY)

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para celebrar a data, a Faculdade de Farmácia e a Farmácia Universitária, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), promovem nesta quinta-feira, 5, uma campanha com o objetivo de alertar a população sobre a importância do uso correto dos medicamentos e conscientizar sobre os riscos da automedicação. A campanha também busca reforçar as orientações e os cuidados em casos de dengue, zika e chikungunya.

Professores, farmacêuticos da UFJF e estudantes dos cursos de Farmácia farão o atendimento individual e gratuito à população. Durante a ação, serão entregues panfletos explicativos, com alertas sobre procedimentos adequados referentes à medicação. O evento acontece em frente à Farmácia Universitária. A estimativa é de que até mil pessoas participem da abordagem, que acontece das 8h às 17h, entre jovens, adultos e idosos.

Segundo o professor Marcelo Silvério, é muito importante que as pessoas usem medicamentos de maneira orientada, pois usados sem acompanhamento e de forma inadequada são uma das maiores causas de intoxicação. “Para maior prevenção é necessário também que as pessoas sejam orientadas quanto ao armazenamento e descarte correto de remédios, bem como o cumprimento de horários e a observação da dosagem durante o tratamento.”

De acordo com o CRF/MG, o objetivo é orientar a população que os medicamentos foram feitos para curar doenças. No ato da dispensação, seja nas farmácias privadas ou nos postos de saúde, o farmacêutico é o profissional capacitado para tirar dúvidas sobre o princípio ativo do produto, possíveis interações com outros medicamentos, bem como com quais alimentos e em quais horários deve ser ingerido, além das orientações sobre como utilizá-lo e guardá-lo.

Na ocasião, também vai haver entrega de panfletos educativos e o reforço às orientações sobre os cuidados com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Quem necessitar, poderá também utilizar gratuitamente os serviços da Farmácia Universitária, como aferimento de peso e pressão.

Outras informações:

(32) 3215-3551/ 2102-3156 (Farmácia Universitária)
(32) 2102-3802 (Faculdade de Farmácia)