O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 5, uma nota pela qual alerta os alunos inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) sobre a necessidade de preencher o Questionário do Estudante, até o dia 21 de novembro. O formulário está disponível no Sistema Enade, plataforma on-line que pode ser acessada pelo portal do Inep. O Enade será aplicado no dia 24 de novembro, em instituições de ensino superior de todo o país. O exame inclui 20 cursos de graduação dos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O preenchimento do questionário é obrigatório para a regularidade dos concluintes junto ao Exame. O documento é destinado a reunir informações para construir o perfil dos graduandos, que auxiliam na análise dos resultados das provas, e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de ensino superior.

Para responder às perguntas, o estudante precisa acessar o Sistema Enade, escolher o menu “Questionário do Estudante” e clicar sobre as alternativas de resposta desejadas. O questionário será enviado ao Inep apenas quando, na última página, for acionado o botão “Finalizar”, indicando o preenchimento total do formulário. A finalização do questionário será pré-requisito para a visualização do local de prova, que estará disponível a partir da próxima sexta-feira, dia 8.

20 cursos da UFJF serão avaliados

Em 2019, o Enade avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Na UFJF, a participação no Enade é obrigatória para estudantes que irão se formar entre os dias 1º de setembro de 2019 e 31 de julho de 2020, nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Educação Física (Juiz de Fora e Governador Valadares); Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilidades; Engenharia Mecânica; Farmácia (JF e GV); Fisioterapia (JF e GV); Medicina (JF e GV); Medicina Veterinária; Nutrição (JF e GV) e Odontologia (JF e GV).

O estudante inscrito que não comparecer ao exame ou deixar de preencher o Questionário do Estudante fica em condição irregular junto ao Enade, sendo impedido de colar grau e de receber o diploma.

Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal, para cada área do conhecimento.

O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Confira a íntegra do Edital do Enade 2019

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional