O Fórum é uma instância permanente da comunidade universitária , de caráter representativo, com funções consultivas e de assessoramento à Administração e ao Conselho Superiores, na área de sustentabilidade institucional (Foto: Estela Loth/UFJF)

O Grupo de Trabalho da Coordenadoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou, até o dia 11 de novembro (segunda-feira), o prazo para as inscrições das candidaturas ao processo de escolha dos representantes do Fórum de Sustentabilidade da UFJF, para mandato de dois anos.

O Fórum é uma instância permanente da comunidade universitária, de caráter representativo, com funções consultivas e de assessoramento ao Conselho Superior (Consu) e à Administração Superior, na área de sustentabilidade institucional, orientada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

Eleição e mandato
A entidade é composta por 16 membros, sendo oito titulares e oito suplentes. Destes, 12 serão eleitos da seguinte maneira:
– Quatro representantes dos estudantes da UFJF, regularmente matriculados, eleitos pelos pares, sendo dois titulares e dois suplentes;
– Quatro representantes dos técnico-administrativos do quadro efetivo da Universidade, em atividade, eleitos pelos pares, sendo dois titulares e dois suplentes;
– Quatro representantes dos professores do quadro efetivo, em atividade, eleitos pelos pares, sendo dois titulares e dois suplentes;
– Dois representantes da Administração Superior da UFJF, sendo titular o Coordenador de Sustentabilidade da Universidade (ou ocupante de cargo equivalente) e outro suplente;
– Dois representantes do Conselho Superior da UFJF, sendo um titular e outro suplente.

Processo eleitoral
Os representantes serão eleitos através de votação eletrônica, realizada via Siga; os mandatos serão de dois anos, sendo possível uma recondução. A participação nas reuniões do Fórum será considerada uma atividade de precedência sobre quaisquer outras dentro da UFJF, podendo ser comprovada através das atas das reuniões, e valerá para fins de justificativa oficial de ausência em outras atividades na Universidade, devendo ser obrigatoriamente levada em conta nos processos de avaliação funcional e institucional. A não participação de um membro em duas reuniões consecutivas ou três não consecutivas num período de um ano acarretará a perda automática do seu mandato.

Os interessados em se candidatar deverão requerer inscrição através do Siga, até o dia 11 de novembro, por indicação do titular e seu respectivo suplente, que deve ser do mesmo segmento acadêmico do titular.

No processo de inscrição de candidaturas, apenas o titular deverá se inscrever e, no campo relativo à proposta, deverá ser mencionado o nome, segmento e unidade do titular e de seu suplente, além de um resumo da proposta da candidatura. Não serão homologadas as candidaturas sem indicação de um suplente.

Na tela de votação por segmento, aparecerá  apenas os nomes dos titulares, com um link para as respectivas propostas, no qual constarão os nomes dos respectivos suplentes e os resumos das propostas de atuação.

Votação
Para garantir a legitimidade do processo, cada eleitor pode votar uma única vez, através do Siga, e somente em seus pares, entre os dias 15 e 25 de novembro. O resultado da apuração das eleições será divulgado através de lista, com a ordem de classificação dos candidatos, e deverá ser publicado no portal da UFJF, no dia 26 de novembro.

Os eventuais recursos ao resultado apurado deverão ser encaminhados à Comissão Eleitoral, no prazo de um dia útil após sua publicação. A divulgação da lista final com os eleitos está prevista para o dia 29 de novembro.

Confira a íntegra do edital, que contém o calendário completo do processo eleitoral.

(32) 2102-6377 – Coordenação de Sustentabilidade