Núcleo de Assessoria à Sociedade Civil busca estimular projetos de extensão originários das demandas da população de Juiz de For, Governador Valadares e cidades próximas (Imagem: Pixabay)

Com a missão de estreitar os laços entre a Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF) e as demandas apresentadas pela comunidade, a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por intermédio do Núcleo de Assessoria à Sociedade Civil Organizada (Nasco/UFJF), tem acompanhado projetos de extensão que se relacionam com coletivos e associações. As iniciativas são apoiadas pela Proex, e assim como o Curso de Formação Sindical, estreitam ainda mais o contato com a população, alcançando engajamento dos trabalhadores.

Segundo a coordenadora do projeto, Edneia Alves de Oliveira, a atividade acontece a cada 15 dias no Sindicato dos Bancários, sempre às quintas-feiras, no horário das 18h30h às 20h30h. “Quando fizemos nossa primeira reunião, pedimos para as pessoas se apresentarem e falarem os motivos de quererem participar da atividade. Percebemos que há poucas informações sobre a ação dos sindicatos, o que são e como atuam na rotina do trabalhador. Nossos encontros reúnem possíveis lideranças que querem aprender sobre política e, assim, poder mudar o mundo de forma eficaz e contundente.”

A professora da Faculdade de Serviço Social também destaca que, no atual contexto social e político, onde as lutas vem sofrendo reveses, ter uma comunidade discutindo o assunto é um fator importante. “Reunir cerca de 40 pessoas após o horário de trabalho para debater o tema é um grande feito. Trabalhamos com uma dinâmica de diálogo e pretendemos que o projeto seja contínuo. É uma ação que estimula a participação militante para garantir os direitos dos trabalhadores.”

Laços com a comunidade
A pró-reitora de extensão, Ana Lívia Coimbra, explica que o Nasco é um Núcleo de Assessoria a Sociedade Civil Organizada que busca articular os conhecimentos produzidos pela Universidade junto às demandas de grupos e coletivos organizados do município. “Nós temos bolsistas de graduação e pós-graduação debatendo temáticas de interesse de associação de moradores, sindicatos e coletivos culturais, para que possamos fortalecer e, na medida do possível, atender as demandas oriundas desses movimentos para a própria universidade.”

De acordo com o pós-graduando e integrante do Nasco, Robson Marques, o Núcleo enfatiza a inversão na construção de projetos de extensão, pois cria editais a partir das reivindicações da sociedade civil e busca atender essas demandas. “Representa a construção de alternativas de superação das adversidades que impactam no dia a dia dos trabalhadores, estudantes e lideranças comunitárias comprometidas com uma mudança social, valorizando a educação pública, o trabalho coletivo e a organização popular.”

Nasco/UFJF
O Núcleo de Assessoria a Sociedade Civil Organizada Nasco/UFJF tem o objetivo de estimular e apoiar outros projetos de extensão originários das demandas da população de Juiz de Fora, Governador Valadares e cidades próximas. As atividades podem ser coordenadas por professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e professores convidados da UFJF, lotados no Campus Juiz de Fora e Governador Valadares com a participação de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFJF, fortalecendo a ação transformadora da extensão frente aos problemas sociais, proximidade entre extensionistas e sociedade. A iniciativa tem sua origem na sociedade e, normalmente, cria condições de participação dos seus membros nos mais diversos projetos  através de editais que selecionam bolsistas de graduação e pós-graduação.

Assim como o Curso de Formação Sindical, os projetos desenvolvidos pelo Nasco buscam construir na comunidade acadêmica uma aproximação com a sociedade civil. A Proex estabelece uma relação dialógica entre a união de conhecimentos populares, tradicionais e científicos, com o objetivo de fortalecer as lutas coletivas, atender demandas de diversos segmentos sociais, ampliar a democracia e ressaltar o potencial da universidade pública, a fim de cumprir seu papel social de forma contundente e eficaz.

Outras informações
(32) 2102-3959 – Pró-reitoria de Extensão (Proex)