Premiações marcaram o encerramento da IV Mostra de Ações de Extensão e do XXV Seminário de Iniciação Científica (Semic) nesta sexta-feira, 25, no anfiteatro das Pró-reitorias, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os eventos contaram com rodas de conversa e apresentação de pôsteres durante a semana.
Da Mostra de Ações de Extensão, foram premiados 16 trabalhos na modalidade vídeo, sendo os dois melhores de cada área. Já pelo Semic, foram 12 trabalhos premiados na modalidade pôster e quatro menções honrosas em vídeo. Participaram do evento a vice-reitora Girlene Alves, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira.
Extensão
A edição recebeu 89 videos das áreas de cultura, tecnologia e produção, direitos humanos e justiça, comunicação, saúde, educação e trabalho. Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o momento é importante para a autoavaliação dos projetos e dos programas pelos coordenadores. “As rodas de conversa possibilitaram levantar os avanços, as dificuldades, os problemas e os meios de superação dessas dificuldades, para que o resultado seja levado para o Conselho Setorial de Extensão, afim de definir a política de extensão a ser adotada no próximo ano. O objetivo é ampliar cada vez mais a participação da comunidade externa nas ações desenvolvidas pela UFJF e também fortalecer a formação profissional dos nossos estudantes, por meio da inserção e das atividades de extensão.”
O coordenador de Ações de Extensão, Diogo Mendes Rodrigues, e a coordenadora da Comissão Organizadora da mostra, Aline Nery, acreditam que as rodas de conversas foram os diferenciais da 4ª edição, pois permitiram troca de experiências, de saberes e de conhecimento em diferentes áreas, além de possibilitar parcerias.
Os vídeos premiados serão disponibilizados pela Pró-reitoria de Extensão em uma playlist, além de fazer parte de uma publicação que relatará as quatro edições da mostra.
Semic
Os trabalhos apresentados no Semic foram divididos em três grandes áreas: Engenharias, Ciência da Computação e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. As duas apresentações presenciais mais bem avaliadas, de cada área, receberam premiação e certificação específica. Além disso, o vídeo de inscrição que alcançou o maior número de curtidas no Youtube recebeu menção honrosa.
Para a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira, o resultado do seminário mostra que a iniciação científica realizada na UFJF tem realizado bem sua tarefa. “Estamos formando cientistas na base que é a graduação. A premiação significa que aquele aluno mostrou que a atividade exercida durante a bolsa de iniciação científica promoveu resultados. Esses resultados foram avaliados positivamente, por avaliadores externos, por meio de um processo rígido, passando por diversas etapas, e estão sendo finalizados com muito êxito.”