Espaço tem, em média, 40 mil visitantes por ano (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

No início de outubro, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz  de Fora (UFJF) atingiu a marca de 200 mil visitantes. Deste número, 120 mil foram recepcionadas no antigo espaço, localizado em prédio anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII, no qual o Centro funcionou por dez anos e seis meses. Já desde a inauguração da nova sede, no dia 3 de julho de 2017, o novo prédio, residente no campus sede da UFJF, recebeu 80 mil visitantes – uma média de 40 mil por ano, mais de três vezes maior do que a alcançada no espaço anterior.

Prédio do Centro de Ciências no campus foi inaugurado há dois anos (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

O Centro tem como meta atender o público acadêmico de todos os níveis de ensino, assim como a sociedade em geral, divulgando e disseminando a Ciência e a Tecnologia. Assim, busca contribuir para o despertar de vocações e conscientizar a sociedade de sua potencialidade. O Centro é aberto para visitas espontâneas e agendadas, que podem ser marcadas on-line, de acordo com o horário de funcionamento.

O diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, apontou que, em meio a questionamentos acerca do papel das universidades públicas, espaços como o Centro de Ciências são fundamentais. “Eles possibilitam o acesso ao conhecimento científico que é produzido pelas diversas unidades da UFJF de uma maneira agradável e simples”, explica. “Desta forma, o Centro de Ciências promove a extensão universitária na área científica, permitindo a aproximação entre a universidade e a sociedade.”

Marco para a região
“Certamente, a criação do Centro de Ciências pela UFJF foi um marco, tanto para a Universidade quanto para Juiz de Fora e região. Espaços semelhantes existiam no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades, mas obviamente exigiam o deslocamento para estes locais, o que não é acessível para grande parcela da população, em especial estudantes de escolas públicas”, pondera o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira. “Neste sentido, a Universidade ter investido no Centro de Ciências permitiu que toda a população tivesse acesso ao conhecimento científico de forma mais simples, além do caráter lúdico com que nossas atividades são apresentadas, procurando exatamente possibilitar o acesso de toda a sociedade à Universidade e ao conhecimento que é produzido em nosso meio acadêmico.”

“O Centro de Ciências promove a aproximação entre a universidade e a sociedade”, afirma Elói Teixeira (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Para estudantes e professores
O Centro desenvolve atividades relacionadas à Educação Científica nos diferentes níveis de ensino e conta com a participação de professores acadêmicos. Questões sobre a Educação científica são investigadas junto ao desenvolvimento de inovações, recursos e materiais pedagógicos, o que contribui para o interesse da população e dos estudantes pela atividade científica, despertando talentos e facilitando ações de divulgação e popularização da ciência, tecnologia e cultura. 

O objetivo é levar os visitantes a perceberem a importância da prática de investigação científica ao longo da história da humanidade, bem como despertar um olhar para a ciência com mais curiosidade, consciência, rigor e espírito crítico. Além disso, um dos objetivos é fazer ver que a ciência não é constituída de respostas prontas, mas resultado de muito trabalho de observação, experimentação, análise e investigação.

O Centro de Ciências funcionou em prédio anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII por dez anos e seis meses (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Histórico
Inaugurado no dia 26 de agosto de 2006, o Centro de Ciências foi criado a partir de iniciativas das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão da UFJF e de professores dos Institutos de Ciências Exatas e de Ciências Biológicas, do Colégio de Aplicação João XXIII e da Faculdade de Engenharia.

“O Centro de Ciências foi inaugurado com muitos desafios a serem enfrentados. Tínhamos o prédio, mas ainda precisávamos de toda a estrutura acadêmica e administrativa para podermos iniciar o atendimento à comunidade escolar. Contamos com o apoio de todas as administrações da Universidade no período, com a cessão de bolsas para nossos mediadores, funcionários e apoio financeiro”, relembra Elói. 

O diretor também narrou como 2007 foi um divisor de águas na história do Centro: neste ano, o espaço adquiriu o planetário inflável, a tabela periódica interativa foi construída e a primeira exposição interativa de Física foi inaugurada. “A partir daí, o número de escolas visitantes aumentou sobremaneira e passamos a figurar no cenário estadual e nacional como um importante espaço de divulgação científica. Com a sequência de editais ganhos, conseguimos ampliar nossas ações, oferecendo cursos de formação continuada, novas exposições, Jornadas de Divulgação Científica e outros eventos, que nos levaram a alcançar a marca de 120 mil visitantes no prédio antigo, pelo qual temos muito carinho.”

Entre os espaços possibilitados pelo novo prédio, está o Observatório, retratado na imagem (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Conquistas e desafios
A vinda para o novo prédio no campus da UFJF e a vinculação do Centro de Ciências à Pró-reitoria de Extensão são duas das maiores conquistas do projeto ao longo dos anos, ressaltadas por Elói Teixeira. “O novo prédio triplicou nosso espaço e ampliou nossas ações, com a incorporação do Planetário, do Observatório, do Espaço Interativo do Museu de Malacologia e do Museu de Etnologia Americana”, destaca o diretor. “E, estando no campus da Universidade, o acesso aos visitantes foi facilitado.”

Já integrar a Pró-reitoria de Extensão, segundo Teixeira, também é um marco. “Destacamos ainda a vinculação do Centro de Ciências, feita pela atual administração da Universidade, à Pró-reitoria de Extensão, que tem nos dado amplo apoio – incluindo uma cota de bolsas de extensão, o que permitiu a ampliação do número de escolas atendidas semanalmente, e transformou o Centro de Ciências em um dos maiores agentes de extensão da UFJF.”

Elói Teixeira também cita entre as principais vitórias do Centro o grande número de projetos aprovados em diversas agências de fomento – investindo o montante em aquisição de bens para o espaço, realização de cursos e eventos – e o amplo apoio de docentes da UFJF ligados a várias áreas de conhecimento. “Sem o apoio e o interesse deles pela educação e pela divulgação científica, dificilmente conseguiríamos realizar todas nossas ações.”

Centro de Ciências recebe diversos tipos de atividades, desde cursos até feiras científicas (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A equipe do Centro de Ciências conta com professores, pesquisadores, técnicos-administrativos e estudantes da UFJF e abrange as áreas de Biologia, Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Geografia, História, Turismo, Física, Matemática, Artes, Design, Comunicação, além de outras que interagem com as atividades propostas.

“Nosso maior desafio é o de manter a qualidade de nossos atendimentos, frente a um cenário de incertezas pelo qual passam as Universidades, mas temos convicção que, com nossa equipe – que inclui professores, servidores administrativos e mediadores – e com o contínuo apoio da população e da administração superior, conseguiremos manter o Centro de Ciências como um dos maiores e mais importantes espaços de Ciência do Brasil”, finaliza Teixeira.