Estudantes interessados em cursar até três semestres em outra universidade federal do país podem se candidatar ao programa de Mobilidade Estudantil de 2 a 31 de maio. Além de promover o intercâmbio entre as instituições, o aluno pode ampliar seus conhecimentos com a vivência em outra universidade de qualquer região do Brasil.
Há cinco bolsas conveniadas da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para auxiliar o participante nas despesas. Elas são válidas para mudanças para outros estados. O estudante também pode procurar junto à instituição de destino se há outros auxílios disponíveis.
Para aproveitamento das disciplinas cursadas, é preciso observar a compatibilidade da grade curricular, dos programas e das ementas oficiais das disciplinas da instituição de destino com as da UFJF. O aluno pode também cursar matérias optativas, ampliando a formação. O início das atividades ocorre já no segundo semestre letivo de 2016.
Os interessados devem acessar a página da Mobilidade Acadêmica para saber as condições de candidatura. O programa não é sinônimo de transferência, devendo o estudante retornar ao fim, de no máximo, três semestres.
O setor de Mobilidade Estudantil funciona na Central de Atendimento, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h.