As contribuições do curso noturno de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para desenvolver em seus alunos a identidade docente foram analisadas por Jéssica Costa Penha em sua pesquisa no Programa de Pós-graduação em Química. O estudo mostra que a formação oferecida contribui para a construção do perfil profissional adequado, especialmente porque possibilita um ambiente para que o estudante possa refletir sobre suas concepções com relação à carreira. Nessa dinâmica, aponta a dissertação, o aluno consegue ter contato com a realidade escolar, além de viabilizar a discussão e a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem.
De acordo com a pesquisadora, o estudo foi desenvolvido em quatro fases: a primeira, identificou a relação dos objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso com o desenvolvimento da identidade docente; a segunda, analisou os documentos do Ministério da Educação utilizados para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química noturno. “Na terceira etapa, nos voltamos às ementas das disciplinas da área de Educação Química presentes na Matriz Curricular do curso analisado. E, por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com os estudantes, que estavam próximos de concluir a Licenciatura, e com professores que lecionam as disciplinas da área de Educação Química”, pontua Jéssica.
Ao ingressar no mestrado, a acadêmica conta que viu uma oportunidade para a pesquisa, por ter tido uma experiência crucial na graduação. “Quando ingressei no curso de Química, por falta de alguns conhecimentos, não sabia que licenciatura era para formar professores. Sendo assim, tentei trocar de modalidade e passar para o Bacharelado. Contudo, ao participar das disciplinas de licenciatura e do Pibid, (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), conheci a profissão docente de uma forma diferente daquela que conhecia como aluna da Educação Básica.” A partir dessa vivência, Jéssica revela que escolheu ser professora, continuar no curso e se tornar licenciada.
Para a professora orientadora, Andréia Francisco Afonso, os resultados da pesquisa podem auxiliar na elaboração de Projetos Pedagógicos Institucional (PPI) e do curso (PPC) de Licenciatura em Química. “Eles mostram como os licenciandos e professores da área de Educação Química compreendem a construção da identidade docente ao longo do processo formativo, apontando a contribuição das disciplinas nesse aspecto, e, consequentemente, dos Projetos acima citados. A elaboração do PPI e do PPC tem como objetivo formar professores que desenvolvam um trabalho pedagógico que atenda as demandas da sociedade, e sejam mediadores na formação dos estudantes da Educação Básica para cidadania.”
Contatos:
Jéssica Costa Penha
jessicacpenha@yahoo.com.br
Andréia Francisco Afonso
andreia.afonso@ufjf.edu.br
Banca Examinadora:
Prof. Dra. Andréia Francisco Afonso – (orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Rita de Cássia Reis – (UFJF)
Prof. Dr. Vinícius Catão de Assis Souza – (UFV)
Outras informações: (32) 2102-3309 – Programa de Pós-graduação em Química