A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Química, oferece, gratuitamente, o curso de formação para professores da rede pública e privada “A química sob a ótica estatística do Enem: o que professores precisam saber”. O projeto faz parte da pesquisa de doutorado de Vinícius da Silva Carvalho, sob orientação da pesquisadora da UFJF Andréia Francisco Afonso.

O curso, integralmente on-line, é composto por dez encontros divididos em duas horas por semana. Foram disponibilizadas duas turmas: a Turma A acontece às sextas-feiras, de 14h30 às 16h30; para a Turma B, os encontros serão aos sábados, de 8h30 às 10h30. As aulas têm início no dia 16 de setembro para a turma A e 17 de setembro para a turma B. 

O objetivo do curso é apresentar instrumentos para interpretar pedagogicamente avaliações de larga escala, analisando os resultados obtidos por meio de modelos matemáticos da Teoria de Resposta ao Item. Serão discutidos diversos conceitos de Química com base em resultados estatísticos obtidos por estudantes concluintes da educação básica. A base de dados disponível é substancial, são mais de 1 milhão de estudantes respondentes em cada edição do Enem desde o ano de 2013.

De acordo com Carvalho, é um trabalho investigativo. “Vamos observar, a partir desses dados, o caminho cognitivo realizado pelos estudantes ao serem expostos a uma situação problema que precise utilizar conhecimentos próprios da Química para resolver.” As inscrições estão disponíveis on-line, por link ou QRCode (ver abaixo), e são disponibilizadas para os professores de Química atuantes na educação básica, em escolas tanto da rede pública quanto da privada, do município de Juiz de Fora e região. 

Inscrição para “A química sob a ótica estatística do Enem: o que professores precisam saber

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