Quais fatores influenciam a compra de Bitcoin e outras criptomoedas no mercado brasileiro? Esse foi o questionamento que pautou a dissertação do acadêmico Lucas Costa Correia. O estudo foi desenvolvido e apresentado no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com Lucas, em um primeiro momento, foram realizadas entrevistas com empreendedores da área de criptomoedas e blockchain, com o objetivo de compreender melhor a realidade desse mercado no Brasil e as particularidades da temática no país. “Tais entrevistas serviram também para fazer uma adequação do instrumento de pesquisa quantitativo, uma vez que os instrumentos base foram de pesquisas realizadas na Suécia e Indonésia.”

O pesquisador revela, ainda, que o estudo identifica alguns fatores que podem ser relevantes na influência da compra e do uso das criptomoedas. Segundo ele, a “percepção do preço” parece ser o mais significativo, uma vez que as criptomoedas ainda são utilizadas, na maior parte dos casos, com objetivos especulativos. Outro aspecto importante é o da “atitude e intenção de uso” do indivíduo. “Foi verificado também que o fator ‘utilidade percebida’, que é a percepção das aplicações das criptomoedas e tecnologia Blockchain, e suas vantagens também se mostra considerável”, acrescenta Lucas. Por último, o coeficiente de “risco percebido”, relacionado ao entendimento da pessoa  sobre os riscos de utilização da moeda, se mostrou menos indicativo.

Na opinião do professor orientador, Danilo de Oliveira Sampaio, as contribuições teóricas da pesquisa se dão pela extensão de uma produção acadêmica em criptomoedas, uma vez que ainda é uma área pouco explorada. Além disso, ele acredita que ao estudo permite maior entendimento do contexto brasileiro de utilização de criptomoedas. “Espera-se que a presente pesquisa possa ser utilizada para fins organizacionais também, uma vez que a compreensão da relevância de cada fator é importante para o direcionamento de campanhas de marketing das empresas relacionadas a essas tecnologias, e destaque, ainda, quais pontos devem ser melhor enfatizados na elaboração de um negócio nesse campo.”

Contatos:
Lucas Costa Correia
lucascosta.c@hotmail.com

Danilo de Oliveira Sampaio
danilo.sampaio@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio – (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Lupércio França Bessegato – (co-orientador – UFJF)
Prof. Dra. Caíssa Valoso e Sousa – (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Gilmar Jose dos Santos – (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3521 – Programa de Pós-graduação em Administração