(Foto: VisualHunt)

Aulas ministradas pelo economista do Programa de Pós-graduação em Administração da UFJF, Lucas Costa, vão discutir conceitos, riscos e uso de novos termos, como bockchain, hash e bitcoin (Foto: VisualHunt)

Bitcoin, hash, blockchain. Quem não aguenta mais ouvir esses termos e não saber o que significam pode se inscrever no curso “Introdução a Criptomoedas”, promovido pelo Diretório Acadêmico Gerardo Barbosa (DAGB). As aulas são gratuitas e acontecem nos dias 15 (terça-feira), 17, 22 e 24 de maio, das 14h às 18h, na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O curso será ministrado pelo economista Lucas Costa, que pesquisa sobre Criptomoedas no Programa de Pós-graduação em Administração da UFJF. “Além de apresentar conceitos e definições, as aulas também vão discutir temáticas atuais para que os alunos tenham conhecimento sobre essas questões”, conta o pesquisador.

As criptomoedas estão disponíveis apenas no ambiente virtual e são criadas por programas de computador. Elas utilizam uma tecnologia conhecida como blockchain (corrente de blocos), que registra todas as transações de maneira transparente e descentralizada através da criptografia. Para validar a blockchain, é preciso que todos os blocos sejam verificados, o que exige a realização de um cálculo matemático complexo, que gera alto gasto computacional e de energia elétrica. Pensando nisso, criou-se o mecanismo de prova de trabalho, conhecido como mineração, no qual os mineradores são recompensados com novas criptomoedas ao terminar a verificação de um bloco.

As criptomoedas podem ser usadas para comprar serviços, produtos ou como forma de investimento. O primeiro encontro abordará o surgimento e histórico da principal delas: o bitcoin, a primeira moeda virtual a usar criptografia, criada em 2008. Na segunda aula serão apresentados os conceitos de blockchain, de hash e do processo de mineração, explicando como as transações de bitcoins ocorrem e como gerar novas criptomoedas através do mecanismo de mineração.

As duas últimas aulas serão voltadas para a parte prática, abordando temas como a modalidade de compras, as plataformas de negociação, as recentes discussões sobre o assunto, as ofertas iniciais e os projetos de outras criptomoedas, além do bitcoin.

Costa destaca que o objetivo do curso não é ensinar a investir. “O foco das aulas não será no investimento, mas quem tem interesse em comprar e vender criptomoedas, eu recomendo estudar sobre o assunto. É muito fácil se perder dentro dessa tecnologia se não tiver conhecimento adequado”, conclui o economista.

As vagas são abertas para todos os interessados e não há exigência de conhecimento prévio dos participantes. Para realizar as inscrições, basta enviar mensagem para o e-mail do DAGB (dagb.ufjf@gmail.com), com nome completo, data de nascimento e, caso seja estudante da Universidade, nome do curso e número de matrícula.