Temática da quinta edição foi o Mundo da Disney. (Foto: Ivan Bretas)

Heróis e princesas comandam coreografias musicais, Mickey e Pateta dançam com balões, enquanto Frozen e Aladin envolvem o público com suas acrobacias. Como todos eles se juntaram em Governador Valadares? Essa foi a premissa do Festival do Movimento, evento que reuniu estudantes e docentes do Departamento de Educação Física da UFJF-GV em espetáculos que encantaram não só a comunidade acadêmica da Universidade, mas também a população da cidade, na última sexta, 28.

Estudantes apresentaram coreografias e números artísticos. (Foto: Ivan Bretas)

A cada semestre, o evento conta com uma temática específica, mas, com a crescente participação do público infantil, a quinta edição teve como tema o Mundo da Disney, e contou com os mais diversos personagens da fantasia. Discentes e professores apresentaram coreografias artísticas produzidas durante as disciplinas de Fundamentos da Ginástica, além de Dança e Expressão Rítmica e Corporal. Neste ano, o evento contou ainda com tradução simultânea em Libras, a fim de promover ainda mais inclusão e acessibilidade à atividade.

Clara Mockdece e Priscila Figueiredo (à direita), organizadoras do evento. (Foto: Ivan Bretas)

Segundo uma das organizadoras do Festival, o evento é um momento único para os alunos colocarem em prática o que desenvolvem no decorrer do semestre. “Eles se tornam agentes no processo de vivenciar um evento desde sua preparação, organização, até a realização da atividade”, comentou a professora Priscila Figueiredo, do Departamento de Educação Física. Ela considera esta a melhor das cinco edições: “com mais público, melhor estrutura. Ainda não temos apoio do governo municipal, mas estamos crescendo, conseguindo levar uma oportunidade de cultura para a comunidade valadarense. A expectativa é de que as próximas edições continuem nessa crescente”.

Público infantil aprovou o evento. (Foto: Ivan Bretas)

Para a produtora cultural da UFJF-GV, Flávia Carvalho, as atividades contempladas no Festival do Movimento contribuem também para que a Universidade esteja mais presente junto à comunidade, ressaltando o valor de uma universidade pública para o desenvolvimento local. “O evento é de grande importância para que a Universidade possa cumprir seu papel de mediadora do setor artístico-cultural no Vale do Rio Doce, e contribui na formação de público para espetáculos de dança e circo, como um estímulo para que a comunidade aprecie também espetáculos de outros grupos artísticos da cidade”, destacou.

Clique aqui e confira todas as fotos do 5º Festival do Movimento da UFJF-GV.