Palestrantes Murilo, Edmarcius e Renata (Foto: Maria Clara Leite)

Cerca de 90 pessoas participaram na noite desta quinta-feira, 27, do Fórum “Desmistificando os estudos de gênero: diálogos sobre o direito à educação plural”, realizado no auditório da Escola Estadual Israel Pinheiro. Vinculado ao projeto de extensão LADO M, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), o evento contou com ampla participação de professores da rede pública.

De acordo com Murilo Ramalho, professor do Departamento de Direito da UFJF-GV e organizador da atividade, o público demonstrou surpresa e admiração pelos temas discutidos. “As discussões sobre os estudos de gênero na educação foram muito prejudicadas pela ignorância em relação ao caráter científico do tema, e pelo excesso de desinformação que circulou nas redes sociais, sobretudo no contexto político-eleitoral.  Com isso, perdemos a oportunidade de aprender e ensinar mais sobre o assunto, e de tentar diminuir as diversas formas de violência que são reproduzidas cotidianamente na em nossa cultura, baseadas em noções hegemônicas de masculinidades e feminilidades”, destacou.

A atividade contou ainda com a participação dos palestrantes Edmarcius Carvalho Novaes, presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de Governador Valadares; e Renata Greco de Oliveira, professora da Univale.

O projeto de extensão Lado M já existe há dois anos e busca criar espaços para debate e construção de conhecimento, que vise a ressignificação da perspectiva dos sujeitos acerca das relações desiguais de gênero, através da problematização de situações sociais vivenciadas e trazidas pelos atores do projeto.