O programa Mosaico, produzido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio da Produtora de Multimeios da Faculdade de Comunicação (Facom) passará a ser exibido, a partir de terça-feira, dia 28, pela JFTV Câmara. Neste primeiro programa inédito será mostrado o Jardim Botânico, a entrega da Medalha JK e o músico Gilbert Sales. Também nesta semana, serão reapresentados os dois primeiros programas da história do Mosaico, um sobre o Bairro São Pedro e o outro sobre o Cascatinha. Desde 2007, quando foi criado, o programa era exibido pela TVE Juiz de Fora.

O diretor da Produtora, professor Márcio Guerra, explica os motivos da mudança. “No final de dezembro, quando as empresas de televisão tiveram que se adaptar ao sistema de TV digital, a TV Educativa de Juiz de Fora não fez essa migração. Em função disso, o Mosaico deixou de ser exibido desde esse período. Não tínhamos, portanto, nenhum espaço de divulgação do programa, seja em canal aberto ou fechado, estando apenas com o Youtube”.

Para o atual presidente da Câmara de Vereadores de Juiz de Fora, vereador Pardal (PTC), ter o Mosaico na grade de programação da JFTV Câmara é mais uma conquista para a cidade. “O programa valoriza nossa cultura, nossa gente, mostra o que a cidade tem de melhor. Esse é mais um passo para enriquecermos nossa grade de programação, com qualidade e conteúdo de interesse social’’, argumenta.

A diretora da Facom, Marise Pimentel Mendes, ratificou a importância do programa para a formação dos estudantes dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet, oferecidos pela Faculdade. “O Mosaico, além de uma oportunidade na prática da produção audiovisual, permite que alunos e alunas conheçam uma realidade mais ampla, através de bairros com distintas configurações, tradições, contando um pouco da cidade de JF e mesmo região. Em outra frente, fala de pessoas e instituições importantes. No conjunto, ele é uma importante vitrine de nossa cidade e cultura, além de espaço de aprendizado de discentes”.

A parceria firmada com a Câmara de Vereadores irá permitir que o Mosaico passe a integrar a grade de programação da JFTV Câmara a partir do dia 28 de maio, quando irá ao ar um programa inédito, às 21h. Além dos programas inéditos, que serão exibidos às terças-feiras, às 21h, e reprisados aos sábados, às 16h, a JFTV Câmara também transmitirá versões antigas do Mosaico, que passarão às quintas, 21h, sendo reprisadas às 18h de domingo.

Segundo a estudante do 4º período de Jornalismo, Lívia Antunes Porphyrio, que também é chefe de produção na Produtora de Multimeios, o trabalho à frente do Mosaico é enriquecedor, em diversas frentes.  “A Produtora é muito importante para a minha formação. Mesmo sendo produtora, aqui consigo ter uma noção de tudo e aprender a apresentar, cinegrafar e editar. Em relação ao trabalho, estar na Produtora agrega nas minhas experiências jornalísticas, para quando me formar eu já ter vivenciado o audiovisual na prática e contribui para o meu enriquecimento pessoal, ao ter a oportunidade de conhecer lugares e pessoas que marcam a história de Juiz de Fora”, afirma.

Márcio Guerra argumenta que a ida do Mosaico para a JFTV Câmara é benéfica para a equipe da Produtora e para os espectadores do programa. “O ganho para a cidade é ainda maior. Não tenho a menor dúvida em afirmar que, hoje, o Mosaico é um dos principais acervos da memória de Juiz de Fora”, finaliza.

Mosaico

O Mosaico é o primeiro programa de televisão produzido totalmente por alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF. Foi ao ar pela primeira vez em 2007, depois de sua aprovação pelo então diretor da TVE, Josino Aragão. Em 2011, o programa recebeu o reconhecimento da academia: foi premiado no Intercom Sudeste e no Intercom Nacional (maior evento brasileiro de Comunicação) como o melhor programa produzido por uma universidade brasileira. Vários nomes de destaque na imprensa local e nacional atuaram na produção do Mosaico.

Outras informações: (32) 2102-3680 (Produtora de Multimeios da UFJF)