Carteirinha pode ser feita do RU e garante acesso ao restaurante e às bibliotecas (Foto: Gabriel Sant’Anna)

Desde o primeiro ao último período do curso você  precisará de dois itens indispensáveis para gerenciar a sua vida acadêmica: acessar o Siga e ter em mãos a sua carteirinha de identificação da UFJF.

O Siga é o sistema acadêmico online que registra toda a sua vida acadêmica. No sistema, é possível acessar grade do curso, ementa das disciplinas, horário de aulas, notas, reserva de livros e muito mais. Para começar a utilizar, basta clicar em “meu primeiro passo” e digitar seu CPF em “login”. Será enviado um código de ativação para o e-mail informado na matrícula, e então, você irá configurar sua senha.

Esse mesmo cadastro de nome de usuário – seu CPF – e senha será utilizado para acessar a rede Wi-fi do Campus, tanto ao ar livre, no bosque da reitoria, por exemplo, quanto em sala de aula (mas só vale para pesquisar assuntos da disciplina, hein?!).

Nosso aplicativo UFJF App é outra opção para acessar os destaques e as notícias do portal da UFJF, o calendário acadêmico, as notas e os outros serviços disponíveis no Siga. O aplicativo está disponível para dispositivos com Android no Google Play. Esse aplicativo foi desenvolvido para facilitar a vida do estudante e tornar ainda mais simples e rápido o gerenciamento dos dados acadêmicos.

Já o cartão de acesso ou carteirinha da UFJF é a identificação do aluno. Ela possibilita, principalmente, a entrada no Restaurante Universitário e o uso das bibliotecas. Solicite-a na Coordenação do Restaurante Universitário, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Uma foto sua será tirada na hora, e a carteira com seu nome, curso, número de matrícula, CPF e RG será feita. Você precisa apenas informar o seu número de matrícula e apresentar um documento de identidade com foto. A carteirinha fica pronta na hora.

Toda vez que for utilizar qualquer unidade do RU será preciso que passe sua carteirinha na catraca de entrada. O cartão também é necessário para que você solicite um livro emprestado em alguma das bibliotecas da Universidade. Quando o empréstimo é feito, a confirmação da retirada da obra é enviada para seu email, informando-o sobre a data de devolução. Para prorrogar a entrega, basta que você acesse a seção de empréstimos em seu perfil, no Siga, e solicite a renovação online.

O cartão de acesso não é o documento oficial normatizado para obter meia entrada em eventos culturais ou em outras atividades que garantam desconto. Mas estabelecimentos, em Juiz de Fora e em outras cidades, têm aceito a carteirinha como comprovação para obter a meia entrada. Todo semestre é necessário atualizar o selo do cartão de acesso, que fica na parte de trás do documento, para mantê-lo válido.

Outras informações:
Central de Atendimento – Funcionamento no prédio da Reitoria, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 9h às 12h. Telefone (32) 2102-3911.