Documento é indispensável para acesso ao Restaurante Universitário e para as bibliotecas (Foto: Mariana Souza)

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para terem acesso ao Restaurante Universitário (RU) e às bibliotecas devem solicitar a carteirinha estudantil. Em Juiz de Fora, o procedimento é realizado on-line, por meio de formulário eletrônico, disponível na página do RU

Alunos que já estão matriculados podem fazer a requisição, mesmo antes de terem começado as aulas. A emissão da carteirinha é gratuita, e feita exclusivamente pelo site do RU. A UFJF não envia e-mails solicitando pagamento, e mensagens desse tipo podem se tratar de golpe.

“Estudantes que já fizeram a matrícula devem solicitar a carteirinha estudantil o mais rápido possível, considerando que temos três dias úteis para a produção e entrega do documento. Quem deixar para a última hora pode não conseguir entrar no RU, pois o acesso às dependências do restaurante ocorre somente com o documento em mãos. Portanto o comprovante de matrícula, ou qualquer outra declaração, não é válida para se alimentar no espaço”, enfatiza a nutricionista do RU, Joelma Caetano.

Alunos com a matrícula em análise também podem solicitar o documento e frequentar o RU normalmente, assim como utilizar os serviços da biblioteca. Caso a matrícula do estudante seja indeferida, o vínculo  com a instituição é suspenso assim como o acesso aos espaços.

Veja ao final da matéria o procedimento para requisição da carteirinha em Governador Valadares.

Recarga para refeições

Para as refeições, o estudante e/ou servidor deve recarregar a carteirinha estudantil com, no mínimo, o valor de uma refeição – R$1,40. A recarga deve ser feita nos caixas do restaurante, tanto na unidade do Centro quanto na do campus, nos mesmos horários em que são servidas as refeições, exceto aos sábados, pois não será prestado esse serviço. 

A unidade campus do RU funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h; e das 17h às 20h. Aos sábados, durante o semestre letivo, das 11h às 14h. A unidade Centro funciona para almoço, das 11h às 14h. O cardápio é divulgado diariamente nos perfis da UFJF no Instagram e no Twitter.

Confira tira-dúvidas sobre funcionamento do RU

Passo a passo para emissão

Ao acessar a página do RU, clique na aba ‘solicite carteirinha’. Em seguida, escolha entre ‘solicitar a carteirinha’ ou’ verificar o status do requerimento’. Depois, insira o login e a senha do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Por fim, basta preencher os dados solicitados, encaminhar documento com foto e uma foto no estilo 3×4 com o fundo branco. Vale destacar que a fotografia deverá ser recente. Além disso, não pode ser feita com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné) e nem com óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador. A foto enviada é de inteira responsabilidade do aluno e será utilizada durante todo o vínculo com a universidade.

Após o requerimento, o estudante deve acompanhar o status da solicitação e, depois, comparecer ao RU para buscar a carteirinha mediante agendamento, que será enviado ao e-mail do solicitante. Depois de pronta, a carteirinha ficará disponível para retirada na Coordenação do Restaurante Universitário. É vedada a entrega de carteirinha a terceiros, ainda que seja apresentada procuração.

Vale destacar que, atualmente o selinho – que comprova a validade e permanência do aluno na UFJF – foi suspenso e, portanto, para validar a carteirinha como meia entrada em outros estabelecimentos é indicado que os estudantes imprimam o comprovante de matrícula, emitido pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Dúvidas

Qualquer dúvida no processo de solicitação, o aluno deve entrar em contato pelo e-mail: carteirinha.ru@ufjf.edu.br

Governador Valadares

Em Governador Valadares, a solicitação da carteirinha é feita por meio do Sistema de Atendimento Unificado (SAU Aluno). O Setor de Graduação é responsável pela análise dos pedidos que, após aprovados, são encaminhados para a impressão. As informações e requisitos necessários para solicitação tanto da 1ª quanto 2ª vias estão detalhadas no próprio sistema eletrônico de atendimento. 

O prazo para emissão da carteirinha é de até cinco dias úteis e todo o processo, da solicitação à confirmação de que o cartão de identificação está pronto, é feito on-line. Após a comunicação de que a carteirinha já está confeccionada, a mesma fica disponível para o estudante na sede administrativa localizada à Rua São Paulo, 745.

Leia mais: Confira tira-dúvidas sobre funcionamento do RU

Outras informações: Restaurante Universitário