Férias. Para a maioria das pessoas esta palavra representa descanso. Mas para oito alunas e dois professores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) o período de pausa nas aulas é uma oportunidade para ajudar a melhorar a vida de 4,5 mil moradores de Jatobá do Piauí. A UFJF é uma das 32 instituições de ensino superior a integrar a edição deste ano do Projeto Rondon, batizada de Operação Parnaíba. É a primeira vez que o campus participa da iniciativa.
A equipe da UFJF-GV desembarcou no município piauiense no último domingo, 20, e vai permanecer no local – juntamente com membros da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – até o dia 1º de fevereiro, promovendo atividades nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção e comunicação. As ações são destinadas a gestores municipais, profissionais de educação, saúde, assistência social e lideranças comunitárias.
Para a discente Luiza Marques Reggiani, 21, a experiência em participar do projeto está superando todas as expectativas. “É muito mais que uma lição de cidadania, estão sendo uma lição de vida”, afirmou a estudante do nono período de Direito, que nesta quinta-feira, 24, coordenou ação sobre proteção da criança e do adolescente, que contou com a participação de membros do Conselho Tutelar e de alguns moradores da cidade. Segundo Reggiani, duas adolescentes que participaram da atividade afirmaram ter aprendido muito sobre os seus próprios direitos. “O pessoal daqui está muito interessado no nosso trabalho e é gratificante perceber isso. Essa troca está sendo sensacional”, finaliza a estudante que nesta sexta-feira, 25, participa de uma ação relacionada à violência doméstica.
Luiza e as outras sete alunas são coordenadas pelos docentes da UFJF-GV Leandro Cardoso (Nutrição) e Meirele Rodrigues (Educação Física), que trabalharam durante quatro meses para preparar a equipe para as ações que iriam desenvolver no Piauí.
Participar do Rondon não é novidade para Cardoso. Há dez anos, como estudante universitário, ele integrou uma outra operação. O sentimento que o fez retornar ao projeto é o mesmo de uma década atrás: “cuidar e olhar o próximo”. Na opinião do professor, para os estudantes a experiência é “uma lição de vida e de cidadania”. Ele explica: “cidadania a partir do momento em que se propõem a se doar em um trabalho voluntário. Essa é uma das obrigações de um estudante de uma universidade pública federal. E uma lição de vida em cada um dos locais onde passam, em cada abraço que recebem das crianças e em histórias que eles escutam e que, muitas vezes, os abalam emocionalmente”. Já enquanto docente, Cardoso aponta como principal contribuição a experiência relacionada à gestão “mais voltada para a comunidade.”
Já para Meirele Rodrigues, o trabalho cooperativo é o principal resultado do grupo da UFJF na operação. “Nós estamos aprendendo a trabalhar em equipe, a ter um olhar mais sensível para a necessidade do outro e a trabalhar para o próximo e para o ambiente onde estamos inseridos”. O resultado para a universidade, segundo ela, é a formação de “profissionais mais humanos e com uma experiência de vida que é ímpar”.
O projeto
Considerado o maior projeto de extensão universitária do Brasil, o Rondon é uma ação do governo federal conduzida pelo Ministério da Defesa, que engloba vários ministérios e conta com a parceria de estados, municípios e líderes comunitários. Os rondonistas – como são chamados os professores e estudantes participantes – desenvolvem ações voltadas para a sustentabilidade e a cidadania. Cada operação recebe um nome. Esta edição foi batizada de Operação Parnaíba em homenagem ao rio que divide os estados do Maranhão e do Piauí.
Desenvolvido desde 1967, segundo a página do projeto na internet, o Rondon prioriza “ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública”, além de buscar “consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.”
Equipe participante do projeto:
Professores: Leandro Cardoso (Nutrição) e Meirele Rodrigues (Educação Física)
Estudantes: Amanda Pinho (Odontologia), Ana Luisa Costa (Nutrição), Gilcimara Costa (Nutrição), Junia Marise (Direito), Karen Toledo (Medicina), Luiza Marques (Direito), Sylvania Batista e Silva (Educação Física) e Vivianny Gomes (Educação Física)