30 de novembro, véspera do início das provas

Ao todo, equipe é formada por 150 pessoas (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

9h às 18h – Já na sexta-feira, parte da equipe voltada para a orientação de candidatos do Pism 2019 estiveram à disposição nos arredores dos locais de aplicação de provas, auxiliando candidatos e famílias que vieram, com antecedência, conferir os locais que sediaram os exames.

19h36 – A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desmente os boatos disseminados em algumas mídias sociais sobre a não realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A instituição repudia veementemente essa tentativa de ataque contra o acesso democrático à universidade pública, principalmente pelo fato de esta atitude atentar contra o futuro de milhares de estudantes.

1° de dezembro, primeiro dia de provas

9h – Equipe para orientar os candidatos, composta por 150 bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da Central de Atendimento da UFJF, já estão a postos nos arredores dos locais de aplicação das provas e nos ônibus das linhas 545 e 555, percorrendo o trajeto Centro – UFJF.

9h49 – Candidatos já chegavam e circulavam no campus da UFJF, bem como em demais locais de provas.

10h53 – A pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, e o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, desejam boas-vindas e boas provas a todos os candidatos.

A candidata sabatista Lívia Santos realizou a prova do Pism I (Foto: Jéssica Marques)

11h20 – A estudante Lívia Santos, quer cursar veterinária e foi uma das primeiras candidatas sabatistas que chegou ao local de prova, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Os candidatos sabatistas têm a oportunidade de fazer as provas em horário especial no sábado, 1º, após o pôr-do-sol, conforme convicção religiosa. Porém, assim como qualquer candidato, terão até as 13h para entrar nos locais de prova, onde ficarão confinados até o início do exame, às 19h30.

11h43 – Cerca de 180 profissionais já estão a postos no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para receber os 206 candidatos ao Pism com deficiência. São professores, técnico-administrativos em educação (Taes) e estudantes que tiveram treinamento especial, organizado pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF. Em Juiz de Fora, a aplicação dos exames para pessoas com deficiência é concentrada nas faculdades de Enfermagem, Farmácia e Odontologia, visando a favorecer a acessibilidade.

12h47 – Faltando poucos minutos para o início da prova, equipe de cobertura acompanha a chegada de candidatos.

O candidato Gabriel Souza, 17 anos, chegou ao campus acompanhado pelo pai, Rodolfo Souza, e a madrasta Núbia Cristina (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

14h – Pela primeira vez, a UFJF recebeu os pais e acompanhantes de candidatos com deficiência para uma conversa sobre o atendimento especial, esclarecendo dúvidas, trocando experiências e apresentando os núcleos de assistência da Instituição. A iniciativa visa aproximar a relação da universidade com os responsáveis pelos estudantes, ouvindo as necessidades particulares, gerando acolhimento e oferecendo as informações essenciais sobre o processo. Leia aqui a cobertura do encontro.

17h – Ao final do primeiro dia, em Juiz de Fora, 24 mil alunos realizaram o exame em 33 locais diferentes. As provas também foram aplicadas nas cidades de Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda.

Ao todo, 34.798 candidatos se inscreveram no processo do Pism. Desse número, 2.544 não compareceram ao processo em Juiz de Fora. Já em outras cidades nas quais o Pism também foi aplicado, o total de faltas foi de 922. Dessas ausências, 335 foram em Governador Valadares (MG); 349 em Muriaé (MG); e 238 em Volta Redonda (RJ). Na edição do ano passado, a porcentagem total de faltosos ficou em 7,85%, dos 29.606 inscritos.

17h51 – “Este é um grande reconhecimento, para nós e para a rede de universidades públicas do Brasil.” Foi assim que o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, definiu o primeiro dia do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2019), que bateu novo recorde e recebeu 34.798 inscritos. Em relação à última edição, quando o processo seletivo teve 29.609 candidatos, o aumento foi de 17%. Confira aqui o pronunciamento completo do reitor.

2 de dezembro, segundo dia de provas

10h36 – A equipe voltada para orientação dos candidatos voltou a ocupar os locais de aplicação de prova.

Equipe formada 150 pessoas trabalhou três dias seguidos para orientar candidatos e suas famílias (Foto: Iago de Medeiros)

13h05 – Reitor Marcus David agradece a todos que participaram do processo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

17h – O segundo, e último, dia de provas do Pism 2019 reuniu cerca de 30 mil estudantes das três séries do Ensino Médio, correspondentes aos módulos I, II e III do Pism. Em Juiz de Fora, mais de 21 mil alunos realizaram o exame em 33 locais diferentes. As provas também foram aplicadas em Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda.

De acordo com dados da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF, o número de candidatos ausentes no segundo dia foi de 3.475, o que equivale a 9,98% dos 34.798 inscritos no total. Desse número, 2.534 não compareceram ao processo em Juiz de Fora. Já em outras cidades nas quais o Pism também foi aplicado, o total de faltas foi de 941. Dessas ausências, 345 foram em Governador Valadares (MG); 346 em Muriaé (MG); e 250 em Volta Redonda (RJ).