Encontro recebe pesquisadores nacionais e internacionais, em mesas redondas, grupos de discussões e conferências (Foto garlandcannon via Visual Hunt)

Objetivando o debate sobre a metodologia e as bases que embasam a climatologia geográfica brasileira, o Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, entre os dias 6 e 10 de novembro, o 13º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG). O evento tem inscrições disponíveis até o credenciamento – que acontece às 10h do primeiro dia do simpósio – para professores, estudantes e profissionais da área.

Pela primeira vez sendo realizado na UFJF, o SBCG traz como tema principal “A Climatologia Geográfica Brasileira: o ensino, os métodos, as técnicas e os desafios para o século XXI”. Segundo a organização, o assunto foi pensado para viabilizar a discussão dos principais eixos do assunto.

O encontro, que será realizado integralmente no ICH, vai receber pesquisadores nacionais e internacionais que participam de mesas redondas, grupos de discussões e conferências. Somando-se a isso, também haverá apresentações de trabalhos acadêmicos, minicursos e atrações culturais ao longo dos cinco dias de evento, além de espaço para confraternização entre os participantes.

Para a professora do curso de graduação em Geografia e especialista em climatologia, Cássia Ferreira, o encontro coloca a UFJF no centro da discussão sobre o tema. “Receber os principais pesquisadores da área dá a ela um espaço frutífero e aumenta a análise com relação a esta área do saber, além de oportunizar aos alunos participar de uma rica troca de ideias, saberes, práticas, técnicas e metodologias no que tange à climatologia geográfica. Além da importante inserção, cada vez maior, da UFJF neste campo”.

As inscrições seguem até a abertura do evento, no dia 6 de novembro, e os custos podem ser acessados na página destinada. A programação completa do evento também pode ser encontrada no site do III SBCG.

Outras informações
(32) 2102-3102 (Instituto de Ciências Humanas)