Estão disponíveis 949 vagas ociosas para os cursos presenciais de graduação dos campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No edital Nº1/2018 as vagas são ofertadas e distribuídas entre nove modalidades de ingresso. Os interessados podem concorrer às 681 vagas oferecidas para os campi de Juiz de Fora e 268 para de Governador Valadares. As inscrições vão de 5 a 7 de novembro e devem ser feitas seguindo as orientações do edital.
As modalidades contemplam os excedentes dos processos seletivos públicos da UFJF, os alunos que tentam a reinscrição ao curso de origem e a mudança de curso. Além destes, estudantes em transferência de Instituição de Ensino Superior (IES) e os candidatos a ingresso para obtenção de outra graduação.
Os concorrentes às modalidades de reingresso, mudança de curso, transferência de IES e ingresso de graduado devem realizar a inscrição presencialmente na Central de Atendimento na instituição de funcionamento da graduação ao qual tem interesse, no período de 5 a 7 de novembro. A Central de Atendimento do campus Juiz de Fora, atende das 8h às 19h30, em Governador Valadares das 8h às 16h30. Os candidatos a esses processos, devem preencher e assinar o formulário no ato da inscrição na Central e anexar os documentos obrigatórios para cada modalidade de ingresso, a serem consultados no edital.
Como funciona cada modalidade?
Ingresso de excedentes do processo seletivo público originário
As vagas destinadas ao ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos da UFJF são para os candidatos devidamente inscritos na lista de espera do Pism e Sisu 2019. Para essa modalidade, os estudantes devem apenas acompanhar as publicações dos editais de reclassificação e as orientações na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos.
Reinscrição ao curso de origem
A reinscrição é uma forma de ingresso destinada ao discente desligado por abandono em função de não efetivação de matrícula em disciplinas e que esteja interessado em retornar ao seu curso de origem.
Para concorrer a essas vagas o candidato precisa ter sido desligado de seu curso de origem unicamente em função da não efetivação de matrícula em disciplinas; a perda do vínculo tem que ter ocorrido, no máximo, desde o semestre letivo 1/2017. Além disso, é preciso haver prazo suficiente para o estudante integralizar o curso mediante parecer da respectiva coordenação e homologada pela Pró-reitoria de Graduação. Ser a primeira vez de reinscrição no curso e não ter sido reprovado por infrequência ou nota zero em todas as disciplinas em que esteve matriculado nos períodos letivos cursados também são condições para concorrer às vagas.
A documentação necessária encontra-se no item 4.8.1 da página 8 do edital. As cópias dos documentos deverão estar em um envelope lacrado e identificado na parte externa com o nome completo e número do CPF do candidato.
Mudança de curso
A mudança de curso é a forma de ingresso em que o aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFJF se desvincula do curso atual para se matricular em outro curso da UFJF. A documentação necessária encontra-se no item 4.8.2 da página 9 do edital. As cópias dos documentos deverão estar em um envelope lacrado e identificado na parte externa com o nome completo e número do CPF do candidato.
Ela ocorre em três modalidades:
Mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura
Essa categoria é destinada aos alunos da UFJF que desejam ingressar no curso de mesmo nome do outro campus da Universidade. Por exemplo, mudança do curso de Odontologia do campus Governador Valadares para o curso de Odontologia do Campus Juiz de Fora.
Mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi)
Os interessados em mudar para outro curso da UFJF, que seja considerado da mesma área do curso atual, devem se candidatar a essa modalidade. Os cursos considerados de mesma área para fins de mudança de curso foram definidos pela respectiva coordenação de curso e estão relacionados no quadro IV do Anexo 2 do edital.
Mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi)
Essa modalidade de ingresso vale para estudantes da UFJF que desejam mudar para outro curso da Instituição, seja o curso pretendido do mesmo ou do outro campus. Podem concorrer a essas vagas alunos de qualquer curso de graduação da UFJF. Além disso, concorrem igualmente alunos do mesmo campus do curso pretendido e alunos do outro campus.
Transferência de Instituições de Ensino Superior (IES)
A transferência de IES é a forma de ingresso em que a UFJF recebe alunos regularmente matriculados em curso de graduação de outras IES. A documentação necessária encontra-se no item 4.8.3 da página 9 do edital. As cópias dos documentos deverão estar em um envelope lacrado e identificado na parte externa com o nome completo e número do CPF do candidato.
Ela ocorre em dois módulos:
Transferência de IES para curso de mesma nomenclatura
Essa categoria é destinada aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam ser transferidos para o mesmo curso da UFJF, ou seja, para curso da UFJF com mesmo nome do curso que está matriculado na IES de origem.
Transferência de IES para curso de mesma área
A modalidade de ingresso estipulada como transferência de IES para curso de mesma área é voltada para candidatos de outras IES que desejam se transferir para a UFJF em curso de mesma área. Os cursos considerados de mesma área foram definidos pela respectiva coordenação de curso e estão relacionados na coluna E para os respectivos cursos da Coluna A do Quadro VII do Anexo 2 do edital.
Caso o estudante não seja aluno de nenhum dos cursos considerados de mesma área do curso pretendido, conforme relação do Quadro VII, a respectiva coordenação deverá emitir parecer se o curso do candidato poderá ser considerando de mesma área para ser transferido para a UFJF.
Ingresso para obtenção de outra graduação
O ingresso para obtenção de outra graduação é a modalidade de ingresso destinada a pessoas já graduadas que desejam obter um novo título de graduação. Essa obtenção ocorre em dois módulos. Um deles é para pessoas que tenham concluído um curso de graduação e já tenham cursado na UFJF, pelo menos, 50% da carga horária total do outro curso pretendido; o outro é destinado ao ingresso de graduados em geral, ou seja, pessoas que já concluíram algum curso de graduação.
A documentação necessária encontra-se no item 4.8.4 da página 10 do edital. As cópias dos documentos deverão estar em um envelope lacrado e identificado na parte externa com o nome completo e número do CPF do candidato.
Isenção
Há a possibilidade de pedido de isenção da taxa de pagamento, mediante solicitação feita no momento da inscrição presencial no processo. Para fazer o pedido, os candidatos devem se enquadrar em alguma das duas opções: solicitação via Cad-Único ou aqueles que possuem renda familiar bruta, igual ou inferior, a 1,5 salário mínimo per capita, que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Os interessados não aptos à isenção, precisam levar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 220.
Cursos contemplados
No campus de Juiz de Fora há vagas disponíveis nos cursos de Ciências Contábeis (noturno); Ciências Econômicas (diurno e noturno); Direito (noturno); Pedagogia – Licenciatura (noturno); Rádio, TV e Internet; Serviço Social (diurno); Serviço Social (noturno); Enfermagem; Medicina; Farmácia; Nutrição; Odontologia; Ciência da Computação (noturno); Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica habilitação em Telecomunicações; Estatística; Física (diurno); Física – Licenciatura (noturno); Matemática Bacharelado/Licenciatura (diurno); Matemática – Licenciatura (noturno); Química (diurno); Química – Licenciatura (noturno); Ciência da Religião Bacharelado/Licenciatura (noturno); Filosofia; Geografia (diurno e noturno); Letras (noturno); Música (Bacharelado); Psicologia; Turismo (diurno).
No campus avançado de Governador Valadares, as vagas são para os cursos de Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física (Bacharelado); Farmácia; Fisioterapia; e Nutrição.
Confira o Edital
Outras informações: (32) 2102-3911 (Central de atendimento)