Foi publicado nesta quinta-feira, 16, o resultado de três editais de apoio aos programas e projetos de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que serão realizados no Campus sede e em Governador Valadares. Foram aprovados 390 projetos e 41 programas de extensão, totalizando 431 ações propostas por professores e técnico-administrativos.

Os editais, com validade até fevereiro de 2020, foram divididos nas seguintes modalidades: um de demanda espontânea e dois de demanda estimulada. Os proponentes do primeiro modelo apresentaram programas e projetos de acordo com deliberação própria, com a análise do contexto social e suas necessidades.

Os outros dois editais, que são específicos para Juiz de Fora e Governador Valadares – “Boa Vizinhança” -, foram estabelecidos em conjunto com a comunidade, como explicou a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra. “Foi feito um levantamento de demandas das comunidades do entorno do campus da Universidade em Juiz de Fora e das populações próximas ao Rio Doce, em Governador Valadares. Essas pessoas apresentaram para a Instituição quais as demandas eles gostariam que fossem atendidas e, a partir disso, foi promovido um conjunto de possibilidades de ações”.

Os projetos e programas contemplam oito áreas de atuação: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e produção; e Trabalho. Nesta edição, pela primeira vez, foi ofertada a possibilidade de acesso dos coordenadores a três tipos de apoio: bolsas para estudantes; recursos de custeio e equipamentos. Foram disponibilizados R$ 73.895 em recursos de custeio e R$ 122.610 em equipamentos.

As propostas foram avaliadas por 108 professores, que verificaram a pertinência acadêmica e social. Serão disponibilizadas diversas possibilidades de inserção dos estudantes nas ações: 651 bolsistas e 1.368 voluntários na graduação; 143 voluntários na pós-graduação; e 24 voluntários de extensão júnior, estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares.

A pró-reitora destaca que a participação nas ações de extensão é importante para a formação dos alunos. “A ação da extensão promove tanto a formação dos estudantes, se baseando na compreensão do que seja a questão social, quanto também direciona sua formação profissional para transformar a realidade onde a Universidade se insere.”

As ações aprovadas devem ser entregues em forma de processo físico com a documentação completa. Caso ocorram entre 20 de agosto e 6 de setembro, os bolsistas e voluntários serão cadastrados no mês de setembro; entre 10 a 30 de setembro, os cadastros serão feitos no mês de outubro. A entrega deve ser feita no campus de Juiz de Fora, na Gerência de Ações de Extensão, na Pró-reitoria de Extensão, no prédio da Reitoria; no campus de GV, no setor de Extensão/Coordenação Acadêmica, na Sede Administrativa.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-Reitoria de Extensão