A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta quarta-feira, 15, a cerimônia de posse de novos servidores da instituição. Ao todo, nove docentes tomaram posse, sendo oito com atuação no campus sede e um no campus de Governador Valadares.
No anfiteatro do Centro de Ciências, a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFJF, Katia Maria Silva de Oliveira e Castro, ressaltou as possibilidades da docência e o compromisso da instituição com a sociedade.”Vocês acabam de ingressar em um instituição com enorme potencial. Como grandes pesquisadores que são, façam de seus alunos também grandes alunos. Façam a diferença na vida dessas pessoas com o grande conhecimento que vocês hoje agregam a essa instituição. Mostrem que são capazes, sejam verdadeiros servidores públicos”, pontuou.
A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, destacou os desafios enfrentados pelo ensino público e as responsabilidades dos recém-empossados.”É neste cenário de crise que vocês tomam posse. Para além de ser um bom pesquisador e um bom professor, precisamos também de pessoas engajadas na luta pela permanência da educação pública. Chamo vocês também para o compromisso em fortalecer a UFJF na luta pela diversidade. Uma universidade que fecha os olhos para o preconceito não pode ser chamada de uma instituição de ensino”, afirmou.
Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, empossada como professora do Departamento de Enfermagem aplicada, cursou a graduação e mestrado na UFJF e doutorado no Rio de Janeiro. Estava na Universidade Federal de Viçosa (UFV) quando foi aprovada no concurso e escolheu “voltar para casa”. “No meio do curso entrei em contato com práticas educativas e senti o interesse em lecionar. A UFJF é uma instituição que sempre quis muito contribuir e hoje estou junto com o corpo docente que tanto me ensinou, somando a eles.”, pontuou
Francis Moreira Borges, foi professora substituta em duas oportunidades na UFJF e agora assumi o cargo no Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. “Trabalhei com pesquisa desde a graduação e por isso fiz o mestrado logo que me formei. Tenho muitas expectativas com os futuros projetos de pesquisa na graduação e estou muito animada em iniciar os trabalhos.”
Ruy Freitas Reis, empossado no Departamento de Ciência da Computação, é integrante da primeira turma de graduandos da Engenharia Computacional, fez o mestrado na Universidade e concluiu o doutorado recentemente e acumula expectativas com o novo cargo. “Sempre gostei de dar aulas. Tive contato ainda na graduação com a possibilidade de dar aulas particulares e me sentia muito bem. Quando fui fazer mestrado e doutorado desenvolvi ainda mais esse gosto”, relatou.
Nayara Rodrigues Medrado, docente do departamento de Direito de Governador Valadares, cursou a graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi professora substituta no campus de GV no ano passado. A posse é uma conquista que corrobora com seus interesses acadêmicos. “Sempre fui admiradora da UFJF como um todo e principalmente do campus de GV. Na minha área especificamente, criminologia, somos um ponto fora da curva, pois é feita uma formação diferenciada, menos dogmática e diferente daquilo que se espera na maioria dos cursos no Brasil. Estou muito empolgada de poder voltar e contribuir”, destacou.