Com o objetivo de investigar o processo de implementação das políticas públicas inclusivas no Ensino Fundamental de Simão Pereira, a pesquisadora Sandra Lia Oliveira Neves desenvolveu sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo foi realizado e apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação. Por meio dele, a acadêmica verificou os limites e as possibilidades da inclusão de alunos com deficiência no município.
Para desenvolver a proposta da pesquisa, a mestranda analisou as ações pedagógicas inclusivas em prol do desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes com deficiência, e a construção de alternativas de combate à exclusão. Dentre os motivos que a levaram a aprofundar o conhecimento da temática, Sandra afirma que a autoavaliação como profissional foi decisiva. “Eu fui professora regente de uma turma do Ensino Fundamental, em 2012, que era muito heterogênea e nela havia um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Ao findar do ano letivo, fiz uma autoavaliação e reconheci minhas dificuldades. E, ao iniciar o novo ano, passei a investir em minha formação continuada, com o objetivo de entender o processo de desenvolvimento das políticas educacionais voltadas para a educação inclusiva.”
Para o respaldo teórico do trabalho, a acadêmica utilizou a pesquisa documental, bibliográfica e o trabalho de campo. Dessa forma, obteve dados que demonstravam quais as principais dificuldades do município, mas também o esforço para a superação dos entraves na realidade educacional de Simão Pereira. “Pode-se constatar que as possibilidades de efetivação das políticas de inclusão dos alunos com deficiência existem e são trabalhadas, cotidianamente, respeitando os limites do município, dos gestores, dos professores, dos familiares e demais pessoas que participam da implementação das políticas de inclusão.”
Soluções possíveis
Durante a pesquisa de campo, foram observados os problemas para a implementação das políticas públicas, detectados com base na entrevista semiestruturada aplicada a professores do ensino fundamental público. Quanto às medidas de atendimento aos alunos com deficiência, a pesquisadora coletou informações sobre as ações pedagógicas para serem realizadas nas escolas. “A fim de atender as necessidades dos alunos, foi observado o que é proposto como alternativa. Por exemplo: o recebimento de material didático apropriado, a criação de salas de recurso, o acompanhamento pedagógico dos alunos, a acessibilidade dos alunos com deficiência ao espaço físico da escola e da relação da família dos alunos com a escola, dando ênfase para as famílias dos alunos com deficiência.”
O professor orientador da dissertação, Eduardo Magrone, relata a importância do estudo ao retratar a realidade interiorana na adoção das políticas educacionais inclusivas, compreendendo os problemas e as questões típicas. “A pesquisa acrescenta algum saber sobre as políticas de inclusão em redes municipais que não se localizam nos grandes centros urbanos; e se tratando de uma universidade localizada no interior do país, como é o caso da UFJF, penso que uma de nossas preocupações em matéria de pesquisa deveria ser a elevação dos conhecimentos a respeito das populações que não se encontram nesses espaços centrais, entre os quais está a cidade de Juiz de Fora.”
Contatos:
Sandra Lia Oliveira Neves (mestranda)
salioneves@gmail.com
Eduardo Magrone (orientador)
eduardo.magrone@ufjf.edu.br
Banca examinadora:
Prof. Dr. Eduardo Magrone (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Márcio Fagundes (Faculdade Metodista Granbery)
Outras informações: (32) 2102 – 3665 – Programa de Pós-Graduação em Educação