O Centro de Ciências coloca, novamente, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em evidência — agora é a vez da inauguração do maior planetário de Minas Gerais, com uma cúpula de 12 metros de diâmetro. Munido com uma estrutura de ponta e um equipamento de destaque internacional, o local promove um ambiente de imersão e transporta o público diretamente para as estrelas, demonstrando, de uma forma lúdica, elementos do nosso universo. A abertura oficial do espaço acontece na sexta-feira, dia 16 de março, às 18h30.
“Você vive o fenômeno”
(diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira)
O coordenador de Astronomia e responsável pelo Planetário, Cláudio Teixeira, ilustra: “é um cinema diferenciado” — uma analogia que é comum para começar a explicar a estrutura para quem ainda não está familiarizado com o funcionamento de um planetário. A experiência, no entanto, vai além do que vemos nos filmes: em vez de uma tela plana, a projeção dos filmes acontece dentro de uma cúpula, simulando nosso próprio céu, mas de uma forma mais nítida, sem obstáculos para uma visualização perfeita. Nós assistimos tudo de uma posição privilegiada, em poltronas reclináveis; e, além de apreciar o espetáculo, também podemos nos aproximar e ver detalhes de perto. “O espectador se sente dentro da projeção. É um entretenimento científico, feito em um porte não conhecido antes na região, que tem o potencial tanto para ensinar, quanto para ser um atrativo turístico.”
“Estamos dentro do céu”
(Pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim)
Como visitar?
Com capacidade para 90 pessoas, o Planetário é parte do Centro de Ciências da UFJF e, a partir do dia 20 de março, funcionará de terça-feira a domingo, oferecendo sessões com duração de 30 minutos cada. O agendamento das visitas pode ser realizado antes da abertura do espaço: a partir desta terça-feira, dia 13, será possível reservar sua ida ao Planetário através do site. Uma vez marcado, o ingresso poderá ser baixado no próprio celular do visitante e, então, apresentado na porta do local. “Quem estiver realizando uma visita espontânea ao Centro, sem ter marcado anteriormente, pode participar de uma sessão, caso ainda existam lugares disponíveis”, aponta Teixeira. “De qualquer forma, será mais simples, rápido e prático marcar com antecedência e garantir seu lugar.” A expectativa, segundo o diretor do Centro de Ciências, é de que 60 mil pessoas visitem, anualmente, o Planetário.
“Me transportei para um estado que há muito tempo não ficava, de admiração completa”
(Mônica de Oliveira, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa)
Universo ao alcance de todos
O Planetário conta com projetores que capacitam a visão de planetas, do Sol, da Lua e demais objetos do sistema solar, sendo possível demonstrar a órbita de satélites, detalhes de superfícies e movimento de estrelas, por exemplo. Além de ser uma atração única para visitantes, também será utilizado de forma didática, não só para as escolas que visitarem o Centro de Ciências, mas para disciplinas que envolvem o estudo da Astronomia na UFJF. Atualmente, o Planetário exibirá duas sessões, de 30 minutos cada: “A origem da vida” e “Astronomitos”, sendo a primeira voltada para todas as idades, enquanto a última foca no público infantil.
Visita do Conselho Superior
Na sexta-feira, dia 9, o Conselho Superior da UFJF foi recebido pela equipe do Centro de Ciências para a realização de uma sessão no Planetário. “Estamos dentro do céu” — foi o comentário feito pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, nos primeiros minutos da apresentação. O reitor da UFJF, Marcus David, ressaltou uma lembrança pessoal. “Logo lembrei dos meus filhos – e de como não só as crianças, mas jovens e adultos vão se encantar nesse espaço. Não existe uma forma melhor de tornar acessível o conhecimento do que promover um encantamento pela ciência, fazer com que as pessoas desejem conhecê-la, o que é exatamente o que acontece aqui.”
“Fiquei emocionada em ver que somos um ponto tão pequeno no universo e pensei no rosto das crianças, na alegria delas quando ocuparem esse espaço”
(Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra)
Equipamento de referência mundial
O responsável pela projeção do Planetário é o equipamento óptico Skymaster ZKP 4, produzido e instalado no Centro de Ciências pela empresa alemã referência mundial em tecnologia óptica e optoeletrônica, Carl Zeiss. De acordo com a descrição oficial do aparelho, a capacidade do número de estrelas projetadas, do norte ao sul, é aproximadamente 7 mil, de modo a não sobrecarregar a visão humana. O modelo também é mais realista do que os anteriores, com seus sistemas de controle e de operação inteligente integrados ao seu software astronômico.