Um mapeamento tecnológico, com o objetivo de analisar as tecnologias já desenvolvidas e as que estão em desenvolvimento na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será realizado na instituição até 7 de agosto. O trabalho será realizado pela Diretoria de Inovação, por meio da Gerência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).
Segundo a gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia e responsável pelo projeto, Débora Marques, a pesquisa terá o potencial de reconhecer a capacidade inventiva e a inovação dentro da instituição: “Vamos mapear quais conhecimentos estão sendo gerados para resolver problemas do mundo real, que se caracterizam com pesquisas aplicadas de cunho inovador.”
Débora ressalta que a pesquisa contará com quatro etapas: coleta de dados; levantamento das pesquisas; contato com os pesquisadores; e estudos de patenteabilidade e mercadológicos. Podem participar alunos, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs).
A partir dos resultados dos questionários, os próximos passos serão realizados em agosto e compõem a análise dos dados coletados, além do contato com pesquisadores para sugestão de estudos de mercados e patentes, por exemplo.
Débora acredita ainda que a pesquisa contribui para o avanço da Universidade: “Conseguiremos avançar a um outro patamar no grau de inovação e na forma como a UFJF faz a gestão de seus ativos, por meio de uma gestão mais estratégica da inovação e da propriedade intelectual – marcas, patentes e afins, baseada na produção acadêmica focada em resolver problemas do mundo real e que têm, portanto, chances de serem transferidas para que empresas que possam oferecê-las à sociedade.”
Para responder à pesquisa clique aqui
Outras informações: (32) 2102-3435 – ramal 212/213 (Critt-UFJF)