O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se na manhã desta terça-feira, 27, quando foram deliberadas as seguintes questões referentes à comunidade acadêmica:
Greve geral do dia 30
A Associação de Docentes de Ensino Superior (Apes), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) apresentaram manifesto em favor da greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista, prevista para o próximo dia 30. O reitor Marcus David realizou a leitura do documento, que foi aprovado por unanimidade pelo Consu.
Dimensionamento
O Sintufejuf solicitou a retirada do ponto de pauta sobre o redimensionamento de pessoal técnico-administrativo em educação. O pedido foi acolhido pelo Conselho.
Recursos aos pareceres sobre análise socioeconômica
Foram colocados em discussão os recursos de estudantes aos pareceres sobre análise socioeconômica. O coordenador do DCE, Arthur Avelar, relatou o que o Diretório apurou junto aos discentes interessados, mas não encaminhou proposta de revisão das decisões. O DCE propôs a formação de comissão para rever a política de avaliação dos recursos aos pareceres sobre análise socioeconômica.
Na sequência foi feita a votação de cada pedido, tendo sido indeferidos, por maioria, todos os 15 processos de recursos.
Organograma da Universidade
Foi discutida e aprovada por unanimidade a resolução do texto sobre o organograma da UFJF.
Restaurante Universitário
A partir de uma sugestão do DCE, foi debatida e aprovada a formação de uma comissão para discutir o regimento do Restaurante Universitário.
Língua Brasileira de Sinais (Libras)
A seguir foi apresentado e aprovado por unanimidade o processo acerca da abertura de seleção para três vagas no processo seletivo para o curso de Libras.
Orçamento 2017
Iniciou-se a discussão sobre o orçamento da UFJF em 2017, porém, em função do tempo, o debate terá continuidade na próxima reunião do Consu.