Dissertação Educação

Ranilde Menezes procurou entender o porquê de os processos escolares não conseguirem melhorar os índices de desempenho nas avaliações educacionais em larga escala (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Compreender os fatores relacionados aos resultados desfavoráveis de uma escola pública na disciplina de Língua Portuguesa nas avaliações do Sistema de Avaliação de Desempenho do Amazonas (Sadeam). Esse foi um dos principais objetivos da mestranda Ranilde Conceição de Freitas Menezes, do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Suas análises estão na dissertação “Língua portuguesa: perspectivas e desafios de aprendizagem em uma escola de Careiro, no Amazonas, a partir dos resultados do SADEAM”, que foi defendida pela acadêmica no último dia 16.

A pesquisa abordou as dificuldades de evolução nos níveis de proficiência numa escola específica estadual do Amazonas e procurou entender o porquê dos processos escolares não conseguirem melhorar os índices de desempenho nas avaliações educacionais em larga escala. Para isso, analisou-se a forma como a equipe pedagógica enfrenta os desafios de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa a partir dos resultados da avaliação.

Utilizou-se um recorte entre os anos de 2011 e 2014, período em que a escola reduziu seus índices, apresentando muitos alunos com nível abaixo do básico, além de uma redução do número de alunos com níveis proficiente e avançado. Para o estudo de caso, foram analisados dados e registros encontrados nos cadernos pedagógicos do Sadeam e em sites oficiais. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo, em que entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a gestora da escola e a oito professores do Ensino Médio, sendo quatro de Língua Portuguesa e quatro de outras disciplinas.

Sobre os motivos que a levaram a estudar e analisar o tema, Ranilde aponta que a ligação direta entre a problemática e a sua atuação como pedagoga na escola se destaca. Ela observa, ainda, que isso vem atrelado ao desejo de aprimorar os resultados da disciplina de Língua Portuguesa em avaliações. “Interesso-me por essa questão, por tratar de uma disciplina avaliada tanto no Sistema de Avaliação Educacional Básica (Saeb), quanto no Sedam. Além disso, acredito que poderemos contribuir para a melhoria no desempenho da escola a partir desta pesquisa e, com as devidas adaptações, contribuir para o desempenho em outras escolas da rede”, pontua.

Em relação às perspectivas e desafios encontrados por meio da pesquisa, identificou-se a necessidade de formar uma equipe pedagógica capaz de interpretar os resultados das avaliações externas para usá-los como instrumento de reflexão e aprimoramento nas práticas educacionais. Durante o estudo, essa medida foi incluída como uma intervenção por meio do Plano de Ação Educacional (PAE). A necessidade de discussão sobre o currículo escolar e a constatação de ser indispensável uma ação de reflexão e reformulação da proposta pedagógica no PAE também foram apresentadas.

De acordo com o professor orientador, Tufi Machado Soares, o estudo “contribui com a gestão educacional, a partir do entendimento da dificuldade dos atores escolares em compreenderem os resultados da avaliação; e propõe um plano de ação para a formação desses atores, no sentido de melhorar a competência em interpretar e utilizar esses resultados.” O professor aponta que, dentre outros motivos, essa dificuldade está ligada à questão sobre como o resultado das avaliações é repassado a comunidade escolar. “É preciso tentar aproximar a linguagem dos relatórios a dos atores escolares, para passar esses resultados com mais eficácia de gestão pedagógica.”

Contato:
Ranilde Conceição de Freitas Menezes (Mestranda)
ranildem.mestrado@caed.ufjf.br

Tufi Machado Soares (Orientador)
tufi.soares@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Tufi Machado Soares (UFJF – orientador)
Ana Rosa Costa Picanço Moreira (UFJF)
Valéria Cristina Ribeiro Pereira (CES/JF)

Outras Informações: (32) 4009-9319  – Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública