30081120716_915b61f008_z

Wallace Faustino analisou os 128 sermões do Padre Antônio Vieira (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O doutorando Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO), defendeu, nesta terça-feira, 04, a tese “Do alto do céu ao rés do chão”. A pesquisa buscou um olhar sobre a sociedade colonial durante o século XVII. O objeto do trabalho são os sermões do Padre Antônio Vieira, especificamente entre os anos de 1653 a 1661 .

Eu faço isso  porque normalmente investigar o Brasil colonial é um trabalho feito por historiadores. As Ciências Sociais no Brasil dificilmente têm um olhar para a formação do Brasil colonial, para a forma como a sociedade  colonial  se constituiu”, explicou Wallace sobre a escolha do tema. O acadêmico acrescentou, ainda, que, “através dos sermões do Padre Antônio Vieira, tenta ter um olhar sobre a sociedade colonial e constatar o aspecto ‘português’, puramente do padre com essa sociedade colonial.

O trabalho foi basicamente bibliográfico. “Fiz uma pesquisa através dos 128 sermões do Padre Antônio Vieira e também investigações sobre sua formação intelectual, da base filosófica que estava por trás do que chamamos de pensamento neotomista. Essa parte do trabalho foi feita em minha fase final de pesquisa na Universidade de Salamanca, na Espanha, onde eu fiquei um pouco mais de um ano coletando dados, tendo acesso a uma vasta bibliografia que aqui no Brasil não tem”, ressaltou.

Para o professor e orientador Rubem Barboza Filho, o estudo é importante por não ter sido pesquisado ainda nas Ciências Sociais. “O Wallace está estudando um tema  que normalmente é  muito desprezado ainda nas nossas Ciências Sociais e mesmo na Filosofia: o neotomismo, uma escola de pensamento dos jesuítas dominicanos dos séculos XVI e XVII e que tem extrema influência na história brasileira. Esse período tem a  influência do Padre Antônio Vieira que obviamente é uma figura central no período colonial brasileiro”, finalizou o professor.

Wallace Faustino da Rocha Rodrigues (Orientando)
wallacecefaustinorocha@hotmail.com

Rubem Barboza Filho (Orientador)
rubem.barboza@ufjf.edu.br