29915994872_31dd45222a_z

Lily Paola disse que escolheu estudar no Brasil devido à relevância acadêmica do país na América do Sul (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

A doutoranda Lily Paola Martínez Abad, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCBIO), defendeu, nesta sexta-feira, 30, a tese “Avaliação da acurácia da proteína rKLO8 no diagnóstico da leishmaniose visceral canina”. A pesquisa busca analisar a eficácia da proteína na detecção da doença, que no Brasil possui prevalência de infecção em cães.

Lily é colombiana e possui mestrado em microbiologia tropical pela Universidad de Cordoba.  Ela afirma que, apesar de desconhecer a língua portuguesa antes de começar o projeto, escolheu estudar no Brasil devido à relevância acadêmica do país na América do Sul.  “O Brasil é um país que possui um bom reconhecimento em nível acadêmico, em relação à pós-graduação. Escolhi a UFJF porque queria fazer um doutorado que tivesse relação com a área de imunologia e a Universidade se mostrou interessante neste sentido.”

O professor Henrique Couto Teixeira orientou a pesquisa que, segundo ele, pode trazer avanços significativos no diagnóstico e combate à doença. “Esta proteína tem uma relevância muito grande no diagnóstico desta doença. Ela é importante para o parasita e, quanto mais específica for sua detecção, mais fácil será o diagnóstico da leishmaniose”, afirma.

A pesquisadora contou com o apoio de uma bolsa concedida pela Organização dos Estados Americanos, que financiou o projeto. Segundo Lily, este tipo de iniciativa pode contribuir no processo de desenvolvimento dos países latino-americanos. “É um compromisso de todos que assumem a bolsa. Pretendo voltar para a Colômbia e aplicar todo o conhecimento em prol do meu país”.

Contato

Lily Paola Martínez Abad (doutoranda):
maestriabiologia@unisucre.edu.co

Henrique Couto Teixeira (orientador):
henrique.teixeira@ufjf.edu.br

Outras informações: (32) 2102-3223 – Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas