29401170913_4e8d45c415_z

Thamis Malena buscou informações em periódicos e documentos antigos do museu (foto: Géssica Leine/UFJF)

A mestranda Thamis Malena Marciano Caria, do Programa de Pós-Graduação  em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu, na tarde desta sexta-feira, 30, a dissertação “Cleópatra do Museu Dom João VI: a trajetória de uma obra”.

A pesquisa trata da análise de informações da obra Cleópatra, presente no Museu Dom João VI, da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. O trabalho aborda um levantamento da trajetória desta obra, desde a década de 1850, e pontua o colecionismo na cidade na época. Por falta de documentos específicos, Thamis relata que teve algumas dificuldade para realizar a pesquisa: ”no início, foi bem difícil, porque como quase ninguém sabia a respeito da obra da Cleópatra, quase não tinha documentação, tive que buscar informações em periódicos e documentos antigos do museu. Além da falta destas informações, também  tem pouco estudo sobre isso, acabei optando por trabalhar com as fontes primárias que me ajudaram no desenvolvimento da pesquisa.”

A acadêmica revela que a afinidade pelo tema surgiu desde a graduação e pelos projetos de pesquisa que participava, envolvendo temas do Egito Antigo. “A Cleópatra sempre me fascinou, pelos mistérios e pelo imaginário em torno de uma mulher forte no Império Romano”, ressalta.

De acordo com a professora da UNICAMP e orientadora da pesquisa, Patrícia Dalcanale Meneses, destaca que o estudo possui grande importância por conta de ser um trabalho que foi capaz de trazer um tema novo para o mestrado. “Quando a gente consegue achar um tema inexplorado, o aluno acaba virando referência bibliográfica, tendo um resultado muito positivo nas informações para os pesquisadores da área.” A professora reforça, ainda, que a pesquisa foi também relevante por destacar assuntos de colecionismo do Rio de Janeiro. “A Thamis fez um trabalho muito bonito da reconstrução da coleção desta obra e de sua trajetória, além da contribuição histórica para o Museu Dom João VI.”

A banca examinadora foi composta também pelas professoras Paula Vermeersch (UNESP), Maraliz Christo (UFJF) e Tamara Quírino (UERJ), co-orientadora, que participou através de videoconferência.

Thamis Malena Marciano Caria (mestranda)
malenacaria@yahoo.com.br

Patrícia Dalcanale Meneses (orientadora)
meneses@unicamp.br