Laiz Perrut defende dissertação de mestrado

Laiz Perrut defendeu a dissertação e mostrou a importância da história da imprensa para o Brasil (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

A mestranda Laiz Perrut Marendino, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu, nesta sexta-feira, 23, a dissertação “O Diário do Rio de Janeiro e a Imprensa Brasileira do início do Oitocentos (1821 – 1837).” A pesquisa analisa a trajetória do periódico “Diário do Rio de Janeiro” – o primeiro jornal  diário a ser impresso no Brasil, entre os anos 1821 e 1837.

“A historiografia afirma que o jornal, em seus anos iniciais, foi uma folha meramente informativa e que não interferia na vida cotidiana da corte. Percebemos que não era bem assim, que o jornal, apesar de, no início, ser um veículo informativo e comercial, influenciava sim a vida em sociedade, trazendo as modernidades que estavam em curso no mundo. Além disso, no final da década de 1820 e início da década de 1830, ele se transformou em um jornal  que  serviu  claramente à propagação das ideias de um grupo político bem definido, os chamados Caramurus”, afirma Laiz.

A dissertação perpassa o universo da imprensa do Rio de Janeiro no Primeiro Reinado, a  iniciação da atividade impressa no Brasil, seus primeiros periódicos e adentra no período das  Regências, quando o Diário do Rio de Janeiro se dedicou mais decisivamente à discussão política.

A pesquisadora foi orientada pela professora Silvana Mota Barbosa. Completaram a banca examinadora os professores Alexandre Mansur Barata, da UFJF, e Beatriz Piva Momesso, convidada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para a mestranda, o trabalho pode contribuir para uma análise social mais crítica, com relação à imprensa no país. “Nosso esforço é o de mostrar a importância da história da imprensa para o Brasil. Vivemos um momento em que o jornalismo é muito questionado, debatido por todos nós, então conhecer os anos iniciais da imprensa brasileira é de fundamental importância”, destaca.

Laiz Perrut Marendino (mestranda)
laizperrut@hotmail.com

Silvana Mota Barbosa (orientadora)
silmotabarbosa@uol.com.br