São 138 vagas em programas de residência por meio do Exame Nacional de Residência (Enare) (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), sob direção da Ebserh, disponibiliza 138 vagas em programas de residência por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). Do total, 80 vagas são destinadas à residência médica e 58 à residência na área profissional da saúde (uniprofissional e multiprofissional).

Os candidatos que realizaram o Enade ou o Enamed possuem três oportunidades de escolha entre as instituições participantes. A primeira termina nesta sexta-feira, 23 de janeiro, com resultado a ser divulgado em 26 de janeiro. A segunda etapa será realizada em 27 e 28 do mesmo mês, com resultado dia 30; e a terceira nos dias 2 e 3 de fevereiro. O resultado final, incluindo candidatos do cadastro de reserva, está previsto para 5 de fevereiro.

Na residência médica, o HU-UFJF oferta vagas em especialidades que abrangem áreas clínicas, cirúrgicas e de apoio diagnóstico e terapêutico, incluindo campos como clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria, anestesiologia, ortopedia, oftalmologia, radiologia, entre outras áreas de atuação hospitalar.

Já a residência em área profissional da saúde contempla programas voltados para a atenção hospitalar, farmácia, saúde da família e saúde do adulto, com ênfase no cuidado de pessoas com doenças crônicas degenerativas. As vagas são destinadas a profissionais das áreas de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Serviço Social. 

Confira as vagas aqui. 

Destaque no ensino

A UFJF tem se destacado em rankings nacionais e internacionais, com reconhecimentos expressivos, como nos resultados do Enade dos cursos da área da saúde e, mais recentemente, do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

A instituição conta, ainda, com o Hospital Universitário, que possui duas unidades de atendimento, é 100% vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atua de forma plenamente integrada à rede de saúde da Zona da Mata, oferecendo cenários qualificados para ensino, pesquisa e extensão.

Marcelo Silvério destaca a diversidade de cenários como diferencial da Residência Multiprofissional no HU-UFJF (Foto: Alexandre Dornelas)

Outro diferencial é o município de Juiz de Fora, que dispõe de ampla cobertura de Atenção Primária à Saúde, possibilitando que muitos residentes desenvolvam suas atividades em diferentes pontos da rede assistencial, fortalecendo a formação prática e o compromisso com a saúde pública.

Para o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, Marcelo Silvério, a diversidade de cenários de atuação é um dos principais diferenciais da formação oferecida pela UFJF. Segundo ele, os residentes da área profissional da saúde atuam em diferentes espaços, o que contribui para uma formação ampla e consistente. 

Ele ainda ressalta que, além do Hospital Universitário, outros espaços também integram o processo formativo, como a Farmácia Universitária, fundamental para alguns programas, especialmente na área de Farmácia, o que possibilita a atuação dos residentes em unidades básicas de saúde e em serviços de urgência e emergência, como a Regional Leste.

“Essa integração e a diversidade de atividades são muito importantes para a formação dos residentes. Além disso, todos eles estão diretamente vinculados às unidades acadêmicas de referência de suas profissões, com a participação ativa das faculdades no processo formativo, o que fortalece ainda mais o desenvolvimento profissional”, conclui.

Enare
O Enare é um processo seletivo nacional voltado a candidatos interessados em ingressar em programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional. A iniciativa busca democratizar o acesso às residências e otimizar a ocupação das vagas ofertadas pelas instituições participantes.

As provas do Enare, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram aplicadas no dia 19 de outubro, reunindo mais de 45 mil participantes no Enare e cerca de 88 mil no Enamed. Nesta edição, os exames foram integrados, permitindo o uso do resultado do Enamed para concorrer às vagas de residência médica de acesso direto.