
Equipe de acompanhamento acadêmico com os monitores de acessibilidade do Núcleo de Apoio à Inclusão. (Foto: Arquivo Nai)
O Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora (NAI/UFJF) lançou um Guia de Orientações para Acessibilidade de Pessoas com Deficiência. O documento foi elaborado para auxiliar docentes, coordenações e unidades administrativas na implementação de práticas inclusivas no cotidiano acadêmico.
O guia é voltado principalmente para os docentes que ministram disciplinas aos estudantes acompanhados pelo NAI, mas também fornece orientações para as coordenações de curso, servidores técnico-administrativos, docentes em geral e outros membros da comunidade acadêmica. A ideia é que o material funcione como um instrumento prático e educativo, reunindo diretrizes que auxiliem na construção de ambientes pedagógicos acessíveis.
A elaboração do material contou com a participação da equipe de acompanhamento acadêmico do NAI/UFJF e foi fundamentada na escuta junto aos estudantes atendidos, nas experiências acumuladas ao longo dos semestres, reuniões realizadas com os docentes e materiais de referência de abrangência nacional sobre estratégias de acessibilidade relevantes à inclusão no ensino superior.
“Espera-se que o Guia esteja entre os materiais de apoio ao docente, servindo como recurso de formação aos desafios acadêmicos da inclusão no Ensino Superior” – Aline Takahira
O documento compila uma série de orientações que auxiliam docentes a antecipar e lidar adequadamente com demandas relacionadas às condições específicas de estudantes com deficiência, altas habilidades e Transtorno do Espectro Autista (TEA). As recomendações visam garantir o acesso dos alunos às atividades acadêmicas, favorecer a permanência ao longo do curso e assegurar a participação plena desses estudantes nas práticas pedagógicas.
Para a implementar as orientações previstas no Guia, o NAI envia o documento anexado aos e-mails de apresentação dos estudantes acompanhados, direcionados aos docentes responsáveis por suas disciplinas, garantindo que as recomendações cheguem diretamente a quem atua no cotidiano acadêmico. Paralelamente, a equipe tem promovido reuniões em diferentes cursos de graduação por meio do projeto piloto NAI Itinerante, iniciativa que aprofunda o diálogo sobre estratégias de acessibilidade tendo o Guia de Orientações como suporte fundamental.
A expectativa é que o Guia se consolide como um recurso permanente de apoio aos docentes, auxiliando-os na formação contínua frente aos desafios da inclusão no Ensino Superior. Mais do que um compilado de orientações, o material foi concebido para ser um ponto de partida. A equipe do NAI destaca que o material é dinâmico e deverá ser continuamente aprimorado a partir do retorno da comunidade acadêmica. “Espera-se que o Guia esteja entre os materiais de apoio ao docente, servindo como recurso de formação aos desafios acadêmicos da inclusão no Ensino Superior”, aponta Aline Takahira coordenadora do Nai.
O Guia foi distribuído às coordenações, aos docentes vinculados a estudantes acompanhados e está disponibilizado na página do NAI. Com a iniciativa, a UFJF reforça seu compromisso com a promoção da inclusão e com a garantia de permanência e participação plena de estudantes com deficiência em todas as atividades acadêmicas.
O Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora (NAI/UFJF) reforça que está à disposição das unidades acadêmicas e administrativas para apoiar a implantação de medidas de acessibilidade, promovendo momentos de escuta e trabalho conjunto na construção de recursos de apoio necessários ao processo de inclusão.
