Neste final de semana, nos dias 6 e 7, mais de 45 mil estudantes fazem as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta matéria, você encontrará informações sobre os ônibus e linhas especiais em Juiz de Fora, bem como orientações para acessar os locais de prova e ter uma experiência tranquila e eficiente no dia dos exames.

Recomenda-se aos candidatos que visitem o local previamente para se familiarizar com o ambiente e evitar eventuais contratempos – no campus sede, por exemplo, as faculdades e os institutos são distantes geograficamente uns dos outros. Aconselha-se também a saída antecipada de casa, considerando que o fluxo de trânsito tende a se intensificar quando se aproxima o horário das avaliações.

Equipe de orientação estará de colete vermelho (Foto: Carolina de Paula)

Nos locais designados para as provas em Juiz de Fora, a Universidade disponibilizará uma equipe de apoio para orientação aos candidatos e seus acompanhantes. Será possível identificá-los por meio de coletes vermelhos.

Campus da UFJF

Vinte unidades da UFJF serão utilizadas como locais de aplicação das provas. Dentre estas, dezoito estão situadas no campus sede, enquanto as outras duas – as faculdades de Medicina e Fisioterapia – estão localizadas na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (HU).

Considerando a extensão do campus e o total de mais de 7 mil candidatos inscritos, é fundamental que cada participante identifique antecipadamente a unidade específica onde realizará seu exame. As informações pertinentes podem ser encontradas no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato.

Estacionamentos
Durante os dois dias de aplicação das provas, o anel viário do campus estará liberado para estacionamento, exceto nas áreas reservadas para pontos de ônibus e nos locais de embarque e desembarque, tanto os já existentes quanto aqueles especialmente demarcados pela Coordenação de Segurança.

Também estarão disponíveis os estacionamentos da Faculdade de Farmácia e Bioquímica, da Faculdade de Educação, do platô localizado acima do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Reitoria e da Praça Cívica (Concha Acústica), que receberá carros, vans e ônibus urbanos e intermunicipais. O Centro de Biologia da Reprodução (CBR) contará com o estacionamento destinado a motocicletas. Na Faculdade de Engenharia, todos os estacionamentos situados após a secretaria estarão liberados. Além disso, poderão ser utilizados os estacionamentos localizados atrás do Critt e os estacionamentos do Centro de Ciências.

Campus da UFJF é o local de prova com maior número de candidatos (Foto: Alexandre Dornelas)

Ciclovia
Especialmente nos dias do Pism, a ciclovia do anel viário do campus de Juiz de Fora será utilizada para o trânsito de veículos oficiais (com pisca-alerta e faróis ligados), viaturas policiais e ambulâncias.

A UFJF recomenda que, nos dias das provas do Pism, a comunidade evite utilizar as áreas do campus para atividades de lazer e exercícios, devido ao aumento do fluxo de veículos e pessoas. A medida visa garantir a segurança e a fluidez no tráfego.

Banheiros
As pessoas poderão utilizar os banheiros antes e durante a prova no prédio do Centro de Vivências (em frente ao estacionamento da Reitoria), na Praça Cívica e na Faculdade de Engenharia. Além disso, serão instalados banheiros químicos na Faculdade de Medicina, na Faculdade de Engenharia, nos Institutos de Ciências Exatas e de Ciências Biológicas e na Faculdade de Farmácia.

Ônibus urbano

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou um plano específico de mobilidade urbana para os dois dias de exame. Nele, estão inclusos a disponibilização de serviços especiais de transporte coletivo urbano, bem como ajustes no fluxo de tráfego na região do entorno. No domingo, o transporte público será gratuito, como já é habitual.

No entorno do campus da UFJF, o trânsito terá mudanças para facilitar o ordenamento do fluxo. Um trecho da Avenida Presidente Costa e Silva funcionará em mão única a partir da Rua Lauro Téles Mesquita até a rotatória do Portão Norte da UFJF. Na Rua José Lourenço Kelmer, a mão única será implantada da rotatória do Portão Norte da UFJF até o cruzamento com a Via São Pedro, no Trevo do Jardim Casablanca. A Rua Lauro Téles Mesquita terá o sentido invertido, permitindo o acesso à Avenida Presidente Costa e Silva. A orientação é que condutores que não tenham como destino os locais de prova evitem trafegar pela região.

Painéis de mensagens fixos e móveis já exibem alertas sobre as provas e as alterações de trânsito. O aplicativo Waze também emitirá avisos aos usuários. O efetivo de agentes de transporte e trânsito será ampliado para atuar no ordenamento e prestar orientações.

No entorno do campus da UFJF, o trânsito terá mudanças para facilitar o ordenamento do fluxo (Foto: divulgação)

Reforço nas linhas de ônibus
Uma das principais alterações consiste na criação da linha especial 180 (Universidade), que partirá do Centro em direção ao campus pelo lado sul (bairro Dom Orione). O percurso inclui a Av. Getúlio Vargas, nº 251; Av. Itamar Franco; Av. Paulo Japiassú Coelho; Av. Deusdedith Salgado; Av. Mello Reis; Av. Eugênio do Nascimento; a via local UFJF; Faculdade de Engenharia; faculdades de Odontologia, Farmácia, Economia e ICH; Faculdade de Direito e a sede da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) no campus.

A linha especial 180 iniciará suas operações às 10h, partindo do ponto da Av. Getúlio Vargas nº 251, sem horários fixos, operando intermitentemente até 11h20, último horário de partida. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham, sem tolerância, às 13h.

Outra modificação diz respeito à linha 555 (Universidade), que entra pelo portão Norte, no bairro São Pedro. Esta linha terá seu ponto inicial também na Av. Getúlio Vargas nº 251, com um trajeto diferenciado: Av. Itamar Franco; Av. Rio Branco; Rua Silva Jardim; Av. Francisco Bernardino; Barão de Cataguases; Avenida dos Andradas; Rua José Carlos Moraes Sarmento; Estrada Gentil Forn; Rua José Lourenço Kelmer; faculdades de Letras, Engenharia, Odontologia, Farmácia, Economia e Instituto de Ciências Humanas (ICH); Faculdade de Direito e a sede da Proinfra no campus.

Para candidatos de áreas atendidas por outras linhas direcionadas ao campus e à Av. Eugênio do Nascimento, s/n, estarão disponíveis os seguintes horários e linhas:

  • 170 (Zona Nordeste/UFJF) com partida de Filgueiras às 10h
  •  190 (Zona Sul/UFJF) que sai do bairro Sagrado Coração às 10h10
  • 655 (IF Sudeste/UFJF) partindo do Esplanada às 10h30
  • 755 (Zona Norte/UFJF) com saída do bairro Santa Lúcia às 10h

Com exceção das linhas 170 e 755, que atendem ao campus, as linhas acima passarão inicialmente pela Faculdade Doctum e pelas faculdades de Medicina e Fisioterapia, no Dom Orione.

Adicionalmente, seis outras linhas que passam pelo anel viário da UFJF (ou seja, sem ir até as faculdades do instituto), estarão operando. 532 (São Pedro), 534 (Santos Dumont), 544 (Recanto dos Brugger), 547 (Nossa Senhora de Fátima), 548 (Adolpho Vireque) e 549 (Nova Germânia). Os candidatos podem consultar os itinerários dessas linhas no site da SMU. Importante observar que as linhas 525, 535 e 545 não operarão nos dias do Pism.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
X: @ufjf_
Youtube: TV UFJF

Outras informações: (32)2102-3755 –  Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) 
Área do Candidato
Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU)