Com a aproximação das provas do Programa de Ingresso Seriado Misto (Pism) 2026, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e órgãos municipais intensificam os preparativos para receber os mais de 45 mil candidatos inscritos. Em Juiz de Fora, que concentra o maior número de participantes em 48 locais de prova, cerca de 23 mil estudantes realizarão o exame nos dias 6 e 7 de dezembro (confira a lista completa de todos os lugares e número de candidatos no final da matéria). 

As estratégias de organização foram alinhadas em reunião realizada nesta terça-feira, 25. Além da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), estiveram presentes equipes da Diretoria de Imagem Institucional, Central de Atendimento (CAT), coordenações de Vigilância e Transporte, além de representantes da Polícia Militar (PM) e das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (SMU) e de Comunicação (Secom).

Reunião com órgãos municipais aconteceu nesta terça-feira, 25 (Foto: Gabriela Moroni/UFJF)

Campus
Dos mais de 23 mil inscritos que fazem as provas em Juiz de Fora, quase 8 mil estão alocados nas dependências da UFJF. Para facilitar o acesso aos locais, o campus estará devidamente sinalizado e um grupo de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da equipe de Vigilância atuarão orientando os candidatos. Eles ficarão uniformizados e espalhados pela Universidade, linhas de ônibus para o campus e no locais de prova pela cidade de Juiz de Fora. 

Equipe estarão espalhados pelo campus e na cidade dando informações sobre os locais de prova (Foto: Carolina de Paula)

Para desafogar o trânsito durante os dias de prova, a UFJF abrirá o acesso que liga o estacionamento do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) à rua Umberto Nery, no bairro Aeroporto. A medida oferece uma alternativa para quem segue em direção à região de São Pedro, Avenida Itamar Franco e Zona Sul de Juiz de Fora. Inicialmente, o acesso está liberado somente para a entrada de veículos. Após o fechamento dos portões, o local também será disponibilizado para a saída.

Neste ano, os alunos que necessitam de atendimento especial irão realizar as provas no Instituto de Ciências Humanas (ICH), e os sabatistas serão alocados na Faculdade de Letras, dentro do campus. Os candidatos deverão chegar ao local no sábado, entre 12h e 13h. Durante o período de espera, permanecerão em regime de isolamento e sem comunicação, até o início da prova, às 18h30.

Além disso, a UFJF terá equipe médica à disposição para atendimento de possíveis urgências e apoio dos profissionais do Hospital Universitário (HU).

Acesso fica na rua Umberto Nery, no bairro Aeroporto, próximo à Embrapa (Imagem: google maps)

Uso das ciclovias
Nos dias de prova, a UFJF recomenda que pessoas que não participarão do Pism evitem circular pelo campus. A ciclovia do Anel Viário será utilizada por veículos oficiais em situações de emergência, por isso é importante que a população se mantenha atenta e não ocupe o espaço. O uso da ciclovia por carros comuns segue proibido.

Transporte e trânsito
O reforço do transporte coletivo nos dias de aplicação do Pism será organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) e terá seus detalhes divulgados em breve na página da Prefeitura. A Secretaria está avaliando as condições e demandas não apenas para o campus da UFJF, mas também para as demais regiões da cidade que receberão grande volume de candidatos.

Os representantes da Secretaria de Comunicação da PJF também se disponibilizaram a auxiliar na sinalização da cidade e na divulgação de orientações para evitar possíveis transtornos, por meio dos canais de comunicação do município.

Escolas e faculdades em outras regiões de Juiz de Fora também demandam esforço de controle de tráfego; por isso, a recomendação é que os candidatos se programem para chegar aos locais dos exames com o maior tempo de antecedência possível e busquem conhecê-los antes da data das provas. Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h.

Polícia Militar
Para garantir a segurança dos estudantes, o representante da Polícia Militar assegurou o apoio, não apenas na segurança, mas também no tráfego próximo à UFJF. Além disso, os atendimentos funcionarão sob demanda ordinária. Em caso de necessidade, a Polícia Militar (PM) estará de prontidão no telefone 190.

Locais de prova e comprovante de inscrição
Os comprovantes definitivos contendo os dados dos candidatos, local e horário de provas já estão disponíveis, exclusivamente, na Área do Candidato. As provas dos módulos I, II e III serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Três Rios, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo os locais de provas em todas as cidades: 


Outras informações: (32) 2102-9155 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)