Cafeteria em instalação na Casa Sede do Jardim Botânico da UFJF - Foto Alexandre Dornelas UFJF

Cafeterias serão instaladas no campus de Juiz de Fora e no Jardim Botânico (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou edital de pregão para a contratação de sete espaços de cantinas. Estão aptas a receberem propostas seis diferentes áreas do campus-sede (Rua José Lourenço Kelmer, s/nº – Bairro São Pedro, Juiz de Fora)  e uma no Jardim Botânico (Rua Coronel Almeida Novais, 246 – Bairro Santa Terezinha, Juiz de Fora). A iniciativa busca selecionar empresas para exploração comercial de serviços de alimentação que atendam às demandas de alunos, servidores e visitantes dos locais.

Serão licitadas as cantinas da Faculdade de Educação (Faced), Instituto de Ciências Humanas (ICH), Faculdade de Letras (Fale), Centro de Ciências da Saúde (CCS) (próximo à Faculdade de Odontologia), Faculdade de Economia e Jardim Botânico. De caráter experimental, o Quiosque Reitoria fica localizado no hall da reitoria, abaixo da escada da biblioteca, e também será destinado à concessão, devendo a concessionária apenas adequar e adaptar o espaço para instalação do mobiliário.

As propostas podem ser apresentadas pelos licitantes até às 14h do dia 29 de outubro, quando se dará a abertura do pregão eletrônico. Edital, termo de referência e demais documentos relativos ao certame podem ser visualizados no site da Cosup. De acordo com os documentos, os candidatos interessados devem estar credenciados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e no Sistema de Compras do Governo Federal (ComprasNet)

Critérios de seleção
O julgamento dos lances no pregão obedece ao critério de menor preço do valor global da cesta mínima de produtos para comercialização, conforme os preços informados no Termo de Referência do processo. Um dos itens que compõem a lista básica de produtos requeridos é a Cesta Estudante – opção econômica de lanche composto por uma bebida quente ou fria (mínimo de 100 ml) e pão com manteiga. O custo estimado total da contratação, que é o valor máximo aceitável, é de R$ 59,55.

Pagamento e duração do contrato
A concessão do uso de cada um dos espaços cedidos pela Universidade terá preço fixo mensal referente aos custos com aluguel, taxas de água, energia elétrica e coleta de resíduos sólidos, podendo ser revisados anualmente no momento da renovação contratual. Confira, abaixo, a tabela com os valores mensais, fixos e irreajustáveis no prazo de um ano, por ponto de venda: 

O contrato terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 10 anos. No Termo de Referência é possível encontrar os horários de funcionamento sugeridos para cada cantina licitada. 

 Serviço:  Edital Pregão Eletrônico nº 90052/2025
Anexo I – Termo de Referência
Anexo II – Minuta de Termo de Contrato
Apêndice do Anexo I – Estudo Técnico Preliminar
RelacaoItens
Plataforma: ComprasNet

 Outras informações: (32) 2102-3740 – Coordenação de Suprimentos (Cosup)