Centro de Vivência já funciona com lanchonete, cafeteria e restaurante (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Centro de Vivência já funciona com lanchonete, cafeteria e restaurante (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O campus-base da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá a instalação de novas cantinas destinadas às comunidades externa e interna no segundo semestre de 2018. No dia 4 de julho, foi aberta a cessão do edital de pregão eletrônico nº 43/2018, lançado pela Coordenadoria de Suprimentos (Cosup) da UFJF no dia 20 de junho, destinado à instalação de cantinas nos Institutos de Ciências Humanas (ICH) e Ciências Biológicas (ICB), e nas faculdades de Letras, Comunicação (Facom) e Educação (Faced).

A abertura da sessão se deu às 10h do dia 4 de julho e a abertura dos estabelecimentos ocorrerá em até 10 dias após a assinatura do termo de concessão, que terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses. As condições e exigências estabelecidas pelo Edital estão disponíveis no Portal de Compras do Governo Federal.

Outras duas novas cantinas devem entrar em funcionamento no campus universitário, já na primeira semana de aula do próximo período letivo, que se inicia no dia 6 de agosto. As novas instalações irão funcionar no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e na Faculdade de Economia.

Centro de Vivência e Reitoria renovados

O Centro de Vivência, localizado próximo à Reitoria, também passou por melhorias para o próximo semestre. O prédio recebeu a instalação de uma cafeteria e duas cantinas – uma composta por lanches naturais e outra que oferece lanches rápidos e mais acessíveis, localizadas no segundo andar – e de um restaurante self-service – montado no térreo.

Os espaços – concedidos por meio do edital de pregão eletrônico nº 0173/2017 – foram inaugurados na última segunda-feira, 9, e encontram-se em pleno funcionamento, sendo geridos pela empresa Espaço Gastronômico Olímpica, vencedora da licitação.

Atendendo a uma demanda de técnicos e terceirizados, o edital também contemplou a instalação da Cafeteria Mundo Enigma, que ganhou este nome em homenagem a uma obra do poeta Murilo Mendes, e está sendo instalada no saguão da Reitoria, com previsão de ser inaugurada nas próximas semanas. O termo de concessão também tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

“A ideia é possibilitar aos alunos, docentes e técnicos um espaço de vivência, interação, onde as pessoas possam se sentar para conversar e também utilizar suas mídias eletrônicas, na medida em que teremos uma espécie de torre de eletricidade perto das mesas, para dar conforto e dignidade. O local contará com revistas e outros produtos, que ficarão organizados em nichos, para que as pessoas possam ter acesso às nossas publicações e interagir, criando uma espécie de centro de convivência”, explica a Pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria.

As lanchonetes do Centro de Vivência funcionam de segunda a sexta, de 8h às 22h; aos sábados e domingos, o horário de funcionamento será de 8h às 18h. Já o restaurante fica aberto todos os dias, das 11h às 16h. A Cafeteria Mundo Enigma funcionará de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto em feriados e recessos previstos no calendário acadêmico.