Nos dias 13 e 14 de outubro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o evento “Programas de Avaliação como Instrumentos de Impulsão do Desenvolvimento Sustentável das Instituições Públicas”, que acontece no Anfiteatro da Reitoria. A atividade é aberta a instituições públicas e privadas interessadas em conhecer e participar de programas de avaliação voltados à sustentabilidade.
O encontro tem como objetivo apresentar experiências e debater metodologias de monitoramento e avaliação de ações sustentáveis, contribuindo para a melhoria contínua de práticas ambientais, sociais e de governança nas organizações. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do formulário. As atividades acontecem durante todo o dia na segunda, 13, e no período da manhã de terça, 14. A programação completa está disponível no formulário de inscrição.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade e Patrimônio, Rosana Colombara, a proposta é aproximar a comunidade acadêmica e parceiros externos de parâmetros importantes para a avaliação em sustentabilidade
Segundo a diretora de Sustentabilidade e Patrimônio da UFJF, Rosana Colombara, a proposta é aproximar a comunidade acadêmica e parceiros externos de parâmetros importantes para a avaliação em sustentabilidade. “Queremos trazer a oportunidade de conhecer e discutir critérios de avaliação, suas relações com a organização de dados, projetos de extensão e formas de divulgação nacionais e internacionais. Esses programas de avaliação, muitas vezes apresentados em rankings, têm um papel relevante para dar visibilidade às práticas e estimular novas parcerias”, destacou.
A programação contará com palestras de especialistas, mesas-redondas e grupos de discussão. Entre os destaques estão Graciella Faico Ferreira, da Universidade Fluminense (UFF), que abordará os parâmetros essenciais para a avaliação de ações de sustentabilidade; a professora Michele Faràge, da UFJF, que apresentará a experiência da instituição em rankings de desenvolvimento sustentável; e a professora Aline Trigo, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), que discutirá estratégias para o preenchimento dos diferentes programas de avaliação.
As conversas em grupo abordarão temas como parcerias em projetos de extensão, organização de dados e participação em programas como a Agenda Ambiental da Administração Pública. A coordenação das mesas de discussão ficam por conta dos professores Samuel Rodrigues Castro do Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental (ESA-UFJF) e Danilo Sampaio da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC-UFJF).
A convite da Diretoria de Sustentabilidade da UFJF, a Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav) participará do evento apresentando um balanço da experiência da Universidade no Impact Rankings, publicação internacional da revista britânica Times Higher Education.
Entre 2022 e 2025, a Prosdav organizou a coleta de informações institucionais necessárias à participação da UFJF no ranking, que avalia a qualidade do ensino, reputação, impacto social, econômico e ambiental das universidades a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Segundo a pró-reitora adjunta da pasta, Michèle Farage, a presença da pró-reitoria no encontro reforça o compromisso da instituição em ampliar sua contribuição para além da academia, destacando o papel da UFJF na promoção do desenvolvimento sustentável.
Site: https://www2.ufjf.br/sustentabilidade/
Formulário de inscrição: https://forms.gle/MSSyd189SZrcdSFm7
