A Universidade Federal de Juiz de Fora recebe o IV Simpósio Internacional da Rede Alfamed Brasil (IV Sicom) nos dias 22 a 23 de setembro. Com o tema “Competências midiáticas: meio ambiente, ética e sustentabilidade”, o objetivo principal do evento é ser um ambiente de diálogo e reflexão, ao enfatizar a literacia midiática como indispensável para a educação ambiental e a formação de uma cidadania plena. O Sicom integra a Global MIL Week, iniciativa da Unesco que promove, em escala mundial, a conscientização sobre a importância da educação midiática e informacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via formulário, com emissão de certificado.

A programação

O evento conta com a presença de palestrantes nacionais e internacionais . A conferência “A Qualidade no Audiovisual na formação de uma cidadania verde” será ministrada por Beth Carmona pela, vice-diretora da Fundação Padre Anchieta. Com uma trajetória marcada pela inovação no audiovisual infantojuvenil, Beth participou ativamente da criação de produções que se tornaram referência no setor. Entre elas, destacam-se sucessos da TV Cultura, como Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua e Matéria Prima; da TVE, como Um Menino Muito Maluquinho e Curta Criança.

A mesa “Pesquisas emergentes no âmbito da Rede Alfamed Brasil” terá a presença das pesquisadoras Marcia Koffermann (Filhas de Maria Auxiliadora), Thalita Rocha (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Thaïs Helena (Universidade Federal de São Carlos). Também será debatido o  tema “Perspectivas latino-americanas em educação midiática: desafios do sul global” por meio de mesa formada pelas pesquisadoras estrangeiras Elizabeth-Guadalupe Rojas-Estrada (Universidade de Huelva) e Diana Lozano (Secretaria Distrital de Educação de Bogotá).

O Simpósio reúne mais de 50 trabalhos e conta ainda com oito salas temáticas, em que os pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Espanha irão apresentar e debater suas pesquisas. As salas temáticas do evento abrangem discussões sobre mídia, educação e sociedade. Os debates percorrem desde cinema, televisão e ficção seriada até práticas pedagógicas voltadas à educação midiática e à formação docente. Também serão explorados temas como cultura de fãs, mercado, sustentabilidade, meio ambiente e turismo. Além disso, serão discutidos fundamentos teóricos da literacia midiática e os impactos das tecnologias digitais e das redes sociais na educação.

Sobre o evento

O IV Sicom é realizado pela Rede Interuniversitária Euro-Americana de Investigação em Competências Midiáticas para a Cidadania (Red Alfamed). Seu principal objetivo é a promoção de atividades acadêmicas no campo da educação midiática. A rede congrega 23 países e mais de 400 pesquisadores. Atualmente, a Rede Alfamed Brasil é coordenada pela Dr.ᵃ Gabriela Borges e com vice-coordenação da Dr.ᵃ Márcia Barbosa da Silva. A Rede brasileira foi formada em 2014 e está envolvida no desenvolvimento de projetos, organização de eventos e debates de ideias em 13 instituições nacionais.

Desde 2022, o Simpósio vem fortalecendo a presença da Rede Alfamed no meio acadêmico, divulgando suas iniciativas e conectando pesquisadoras e pesquisadores da área de educação midiática. Neste ano, na sua 4º edição, o Simpósio já conta com a inscrição de mais de cem pesquisadores.

A organização do evento é de responsabilidade do Observatório da Qualidade no Audiovisual, um projeto educacional binacional, presente no Brasil na Faculdade de Comunicação (FACOM/UFJF) e em Portugal no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC/UAlg).

Para acompanhar os conteúdos do evento, acesse o perfil da Rede Alfamed no Instagram. A conferência de abertura e as mesas serão transmitidas pelo canal do Observatório da Qualidade no Audiovisual no YouTube.  Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site do evento.