O Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a Especialização em Moda, Arte e Cultura. Esta é a 9ª edição do curso que é oferecido integralmente na modalidade a distância. Os interessados devem realizar suas inscrições pelo formulário disponível na página da especialização até o dia 30 de novembro de 2025. A seleção acontece de primeiro a 14 de dezembro e as matrículas de 22 de dezembro a 25 de janeiro de 2026.

Portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento estão aptos a participarem do processo seletivo. Todas as informações estão disponíveis no edital (03/2025 PROJETOS LATO SENSU – IAD/UFJF). Estão disponibilizadas 50 vagas para o público em geral e 8 vagas para estudantes de demanda social, com comprovada carência financeira. O edital (04/2025) para o processo seletivo e avaliação socioeconômica de candidatos às bolsas voltadas para atender à demanda social também já está disponível na página do curso.

A Especialização já formou profissionais de diversas regiões do Brasil e até do exterior, consolidando-se como referência na área. Ao longo de suas edições, contribuiu para a inserção e atualização de profissionais no mercado, além de ter sido fundamental para a formação de docentes que hoje atuam em bacharelados e tecnólogos de moda.

Segundo o coordenador do curso, professor Javer Volpini, o diferencial da especialização está em seu caráter interdisciplinar e inovador. “Enquanto a maioria dos cursos lato sensu em moda no Brasil foca em nichos específicos do setor, como modelagem, marketing ou styling, nossa proposta é mais abrangente. Buscamos refletir sobre as interfaces da moda com a arte, a cultura e a sociedade contemporânea, oferecendo ao profissional uma visão criativa e crítica capaz de dialogar com diferentes áreas de atuação”, explica.

Atualização e diálogo com o contemporâneo

A cada edição, a especialização é atualizada para acompanhar as transformações do mercado e da sociedade. Novas disciplinas vêm sendo incorporadas ao currículo, como Diversidade e inclusão na moda: novos consumidores e mercados; Moda e sustentabilidade: politização do discurso; Games e cultura de moda e Por outras histórias da moda: arte, memória e culturas afro-brasileiras. Esses conteúdos ampliam as perspectivas de pesquisa e atuação profissional, abordando temas como novas tecnologias, sustentabilidade, economia criativa e diversidade cultural.

Para Volpini, essa constante atualização é uma das razões que mantêm o curso ativo desde 2007: Estamos sempre atentos às demandas sociais e acadêmicas. Essa flexibilidade garante que os estudantes encontrem um espaço de reflexão contemporâneo, em sintonia com as mudanças que marcam a moda e suas interfaces, destaca.

Inserção acadêmica e mercado de trabalho

Além de atender profissionais da indústria criativa que buscam atualização e diferenciação no mercado, a Especialização também atua como um elo entre a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Muitos egressos do curso seguem carreira acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) do IAD/UFJF, que possui linha de pesquisa dedicada aos estudos em moda.

Inscrições abertas

O edital da turma de 2026 já está disponível no site do curso, onde é possível consultar as disciplinas, a composição do corpo docente e os detalhes do processo seletivo. As inscrições já estão abertas e contam com vagas regulares e bolsas na modalidade demanda social, conforme a Resolução CSPP/45/2018.

Mais informações:

Site: www2.ufjf.br/posmoda
Instagram: @posmodaufjf
E-mail: coord.posmoda@ufjf.br