Especialização busca oferecer capacitação para quem já produz conteúdo ou deseja empreender na área (Foto: Rodrigo Milanni)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre inscrições, a partir desta segunda, dia 15, para o novo curso de Especialização em Audiovisual e Economia Criativa, na modalidade de ensino a distância (on-line). Com início das aulas previsto para março de 2026, o objetivo é atender diferentes perfis de interessados: desde produtores de conteúdo para redes sociais até profissionais que desejam tirar do papel projetos autorais como documentários, videoclipes ou webséries.

Segundo o coordenador acadêmico do curso, professor Christian Pelegrini, a especialização oferece capacitação para quem já trabalha com conteúdo ou para quem tem vontade de criar. “Também temos um olhar atento para os profissionais que sonham em realizar projetos audiovisuais mais autorais. Em ambos os casos, buscamos oferecer ferramentas técnicas, teóricas e criativas para transformar boas ideias em realizações concretas”, explica.

O curso possui carga horária de 360 horas e oferece uma abordagem atualizada, alinhada com as transformações recentes do campo audiovisual. Serão oferecidas 40 vagas para pagantes e até oito bolsas integrais, destinadas a pessoas com carência financeira e a servidores da UFJF. Podem se inscrever graduados em qualquer área, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições vão até o dia 30 de novembro. Leia o edital de seleção com as informações completas.

Temas atuais e corpo docente qualificado

Serão discutidos temas como o fenômeno da segunda tela, as mídias locativas, a integração dos games com as redes sociais e outras tendências que vêm moldando novas formas de narrativas e consumo de conteúdo. “Antes de levarmos essas discussões para as graduações, a pós nos permite experimentar, investigar e sistematizar esses fenômenos com o olhar crítico da academia”, acrescenta Pelegrini.

Outro diferencial da especialização é o entendimento do audiovisual como parte central da Economia Criativa. Muitos profissionais que atuam com produções independentes, sem grandes estúdios ou verbas, acabam ganhando visibilidade por sua competência artística e talento, mesmo sem compreender totalmente as dinâmicas desse setor. A pós-graduação pretende preencher essa lacuna, oferecendo conteúdos que dialogam com a realidade de quem já está produzindo – muitas vezes de forma intuitiva – e deseja ampliar seu repertório técnico, teórico e estratégico.

Uma das disciplinas que integra a grade da especialização é “Elaboração de Projetos em Audiovisual”, que trabalha o planejamento desde a ideia inicial até a captação de recursos para a realização. “Seja um programa informativo, um filme ou uma websérie, é preciso mais do que criatividade. O produtor precisa entender como viabilizar sua obra, conciliando desejos, orçamento, prazos e equipamentos”, destaca Pelegrini.

A maioria dos professores do curso é vinculada ao Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, com colaboração de doutorandos do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) e de uma doutora formada pela Faculdade de Comunicação (Facom). A equipe ainda conta com um professor convidado, doutor pela UFRJ, com trajetória em instituições internacionais e atuação em uma das principais associações brasileiras voltadas aos direitos autorais.

As informações completas podem ser consultadas no site do curso.