
Atividades serão realizadas quinzenalmente, às quartas-feiras, com início em setembro e término em dezembro, sempre das 19h às 22h (Foto: Arquivo Pessoal)
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), vinculado à Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o “Ciclo de Conversas: Gênero, Sexualidade e Processos Educativos”. As atividades serão realizadas quinzenalmente, às quartas-feiras, com início em setembro e término em dezembro, sempre das 19h às 22h.
O evento comemora os 15 anos de atuação do Gesed, que se destaca por pautar as questões de gênero e sexualidade na educação escolar, no currículo, nas práticas pedagógicas e na formação docente. De acordo com o professor da Faculdade de Educação e um dos coordenadores do grupo, Roney Polato de Castro, o Gesed ampliou o olhar para além das instituições de ensino, investigando processos educativos em diferentes contextos culturais e midiáticos.
“Com nossas ações de extensão e de ensino, como o oferecimento de uma disciplina intitulada Gênero, Sexualidade e Educação; assumimos o compromisso ético-político de investimento em formas de educar que questionem processos de subalternização e de violências”, explica.

Segundo o coordenador do grupo, Roney Polato de Castro, o Gesed ampliou o olhar para além das instituições de ensino, investigando processos educativos em diferentes contextos culturais e midiáticos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Para Roney, o Ciclo é um encontro que se alinha à perspectiva historicamente adotada pelo Gesed de produção e de divulgação do conhecimento que resulta dos estudos, que representam o esforço de investimento na formação dos envolvidos do grupo na educação para a pesquisa e para o trabalho sistemático com questões de gênero e sexualidade. “É um modo de celebrar a existência do grupo e destacar o trabalho que vem sendo realizado.”
Formato e temas
O ciclo acontece de 10 de setembro a 3 de dezembro, por meio da plataforma Google Meet e com transmissão pelo YouTube. A carga horária total é de 21 horas, com emissão de certificado para participantes com 75% de presença, registrada via formulário.
As conversas reúnem pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e abordam temáticas como audiovisual e escola, pedagogias do audiovisual, formação docente, experiências LGBTQIA+ na educação, e escola e experiências trans, além de um balanço sobre os 15 anos do Gesed.
Como participar
As inscrições já estão abertas e continuam até 8 de setembro, por meio de formulário on-line. O evento é gratuito e voltado para a comunidade externa à UFJF, mas também está aberto para estudantes, docentes e demais pessoas interessadas de qualquer localidade.
Programação
10/09 – Audiovisual e Escola
Michele Santos (UFJF), Constantina Xavier (UFMS), e Ricardo Desidério (Unespar).
24/09 – Formação docente, gênero e sexualidade
John Brito (UFJF), Joanalira Magalhães (Furg), e Sirlene Mota (UFMA)
08/10 – Pedagogias do audiovisual
Luana Silva e Isabela Souza (UFJF) e Danilo Oliveira (UFMA)
22/10 – Experiências LGBTQIA+ na Educação
Rodrigo Abranches e Jonas Silva (UFJF) e Eliane Maio (UEM)
05/11 – Escola, Gênero e Sexualidade
Gláucia Marcondes e Thatiane Oliveira (UFJF), e Marcos Lopes (Uesb)
19/11 – Escola e Experiências Trans
Angélica Vargas (UFJF), Paula Ribeiro (Furg) e Joyce Alves (UFRRJ)
03/12 – Ensino, Pesquisa e Extensão nos 15 anos do Gesed
Anderson Ferrari e Roney Polato de Castro (UFJF)
