Estão abertas as inscrições para a segunda fase da primeira edição do Laboratório de Conexões da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciativa da Pró-reitoria de Inovação (Proinova) e do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF), do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFJF (Critt). O programa tem como objetivo conectar empresas, estudantes e professores para a solução de demandas tecnológicas. Estudantes e docentes interessados devem se inscrever até 26 de agosto na página do Critt.
Durante a primeira fase, foram selecionadas entidades parceiras que possuem demandas tecnológicas para a resolução de problemas complexos. Nesta segunda etapa, a seleção é para alunos e professores que buscam solucionar as demandas das empresas inscritas.
As inscrições podem ser feitas em duas modalidades. A primeira é para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação, indicada para projetos de curta duração (12 meses) que serão desenvolvidos por alunos ao final da graduação, supervisionados por um professor orientador. Nesta modalidade, o estudante deve realizar um relatório final que deve ser defendido para uma banca de avaliação. As demandas para projetos de TCC de cada entidade são:
- 1ª Inup serviços e tecnologia Ltda.: Treinamento de LLM com dados não estruturados para processos financeiros e contábeis.
- 2ª Instituto Epros: Método para medir o impacto da educação ambiental no volume de óleo de cozinha coletado nas escolas.
- 3ª RMF Alimentos Ltda.: Plano de negócio de uma planta com certificação IMA-SISBI.
- 4ª Studio Zahir: Gamificação do consumo como estratégia de aumento de ticket médio e fidelização de clientes no varejo local.
Para o envio da proposta, é necessário que o estudante esteja matriculado em um dos cursos da UFJF e que indique um orientador que concorde com a submissão do projeto, que pode ser feita por um formulário on-line voltado especialmente para os estudantes.
Já a segunda modalidade é para docentes que desejam submeter projetos de iniciação científica (IC). O envio deve ser feito por meio de um formulário on-line e os pré-requisitos para o envio das pesquisas solicitam que sejam docentes do Magistério Superior da UFJF e que estejam com o currículo Lattes atualizado nos últimos três meses. Os estudantes selecionados para participar do projeto de IC terão uma bolsa no valor de R$700,00, com duração de um ano. As demandas para projetos de Iniciação Científica são:
- 1ª E-ambiental resíduos Ltda.: Desenvolver ou adaptar tecnologias, metodologias ou processos que viabilizem a reciclagem, reaproveitamento ou destinação segura de plásticos mistos oriundos do lixo eletrônico.
- 2ª Inup Serviços e Tecnologia Ltda.: Treinamento de LLM com dados não estruturados para processos financeiros e contábeis; Treinamento de LLMs para extração e organização de dados não estruturados e consequentemente otimização do processo; Sistema Web que faz utilização de LMMs para análise e estruturação de dados.
- 3ª Mais Controle Serviços de Informática Ltda.: Compreender como o público da construção civil consome conteúdo técnico, para desenvolver estratégias educacionais que aumentem o engajamento e o uso efetivo da plataforma de gestão de obras. Desenvolvimento de uma estratégia educacional, que resultará em um plano de produção e distribuição de conteúdo técnico em formatos e canais alinhados às preferências do público da construção civil.
- 4ª “Soberana” RMF Alimentos Ltda.: Desenvolvimento de um novo produto a ser produzido na planta, que é a linguiça, produzida de forma sustentável e com ingredientes saudáveis para conservação do mesmo e nocivos a saúde.
O Laboratório de Conexões é um dos serviços do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora (PARTEC JF) que terá sua sede inaugurada em breve. O Parque surge com o objetivo de criar um ambiente de inovação e negócios, que favoreça a criatividade e a sinergia entre os empreendimentos que serão inseridos no prédio e a pesquisa realizada na Universidade.
Confira o edital completo.
Outras informações: labcon.partecjf@ufjf.br
