A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a edição 2025-2026 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart). O programa busca incentivar e apoiar as atividades artísticas desenvolvidas no âmbito da UFJF e promover a qualificação de graduandos na área artístico-cultural.

Oportunidades estão distribuídas nas modalidades Projetos Artístico Culturais, Grupos Artísticos e Mediação Artística (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Destinadas a estudantes de todos os cursos de graduação da UFJF, as 101 vagas para bolsistas estão distribuídas entre três modalidades: Projetos Artístico-Culturais (PAC), Grupos Artísticos (GA) e Mediação Artística (MA), sendo esta última dividida em Mediação Artística – Artes, Mediação Artística – Música e Mediação Artística – Procult.

A maior novidade desta edição é que as inscrições são realizadas pelo sistema Siga-X. O Edital e os formulários do processo seletivo estão disponíveis no sistema e no site da Procult.

Projetos Artístico-Culturais
Os interessados na modalidade “Projetos Artístico-Culturais” devem apresentar um projeto entendido como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Os bolsistas selecionados precisam também desenvolver, no mínimo, uma oficina durante a vigência da bolsa.

Os projetos desta modalidade são propostos pelos estudantes mediante a concordância de pelo menos um orientador, que pode ser professor ou técnico-administrativo em Educação (TAE) da UFJF. Além disso, há reserva de vagas para alunos cotistas, visando ao fortalecimento das ações afirmativas na Instituição.

Esta reserva obedece aos seguintes quantitativos: 30% para pessoas autodeclaradas negras; 5% para indígenas; 5% quilombolas; e 10% para pessoas com deficiência, sendo que todas estas categorias devem ter ingressado na UFJF pela política de cotas. Outras 5% das vagas são destinadas para pessoas trans (transexuais e travestis).

Mediação Artística
Na modalidade “Mediação Artística”, os projetos devem possuir cunho educativo-cultural visando a iniciação artística da comunidade acadêmica e externa no âmbito dos aparelhos de cultura vinculados à Procult. A seleção de bolsistas para “Mediação Artística – Artes e Mediação Artística – Música” é realizada por edital específico, sob supervisão da Escola de Artes Pró-Música. Os projetos destas modalidades devem ser inscritos pelos coordenadores das ações (professores ou TAEs da UFJF) ou pelo(a) coordenador(a) da Escola de Artes Pró-Música.

Já as bolsas da modalidade Mediação Artística – Procult são concedidas a partir da apresentação de projetos pelos diretores ou TAEs dos espaços culturais da Procult.

Grupos artísticos

As bolsas da modalidade “Grupos Artísticos” são destinadas aos grupos da comunidade acadêmica, não vinculados à Procult, com mais de um ano de atuação comprovada. Os projetos desta modalidade também são submetidos pelos respectivos coordenadores (professores ou TAEs).

Outras informações
Edital Completo
pibiart.procultura@ufjf.br