Durante os dias 11 e 16 de junho, o Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sediam o Seminário Internacional História dos Games e Decolonialidades. O objetivo do evento é difundir a pesquisa sobre a história dos jogos digitais no Brasil com temática decolonial, ou seja, voltando o olhar para a valorização do papel do país no cenário digital internacional, desmistificando e trazendo à tona casos de produções, indústrias e designers nacionais, a partir de palestras públicas e reuniões de pesquisa.
A organização do seminário é uma colaboração entre docentes da UFJF, da Uerj e da University College London (UCL – Reino Unido) e conta ainda com a participação de pesquisadores das universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Estadual (Unesp/campus Bauru e da University of Cincinnati (Estados Unidos).
Entre os destaques do evento está o professor Bruno de Paula, da UCL. Pesquisador brasileiro residente no Reino Unido, ele é expert em história dos games com foco decolonial e tem grande experiência internacional, fazendo parte do Comitê Científico do Congresso History of Games, um dos maiores eventos científicos da área. Além disso, sua experiência como ex-funcionário da TecToy, empresa pioneira na produção de produtos digitais, provê um olhar único sobre o desenvolvimento da indústria dos games no Brasil.
Na UFJF, o Seminário será realizado no dia 11 de junho, das 9h às 18h, no Auditório Geraldo Pereira, do IAD. Na Uerj, o evento acontece no dia 16 de junho. As inscrições podem ser feitas via formulário on-line.
Outras informações
Instagram do evento: https://www.instagram.com/hist.games.decolonial/
Página institucional do professor Bruno de Paula (UCL – Reino Unido): https://profiles.ucl.ac.uk/53546
